segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

“Será que realmente 'Tudo posso naquele que me fortalece'?”



Quatro pontos importantes que precisamos aprender desta passagem:

1. Nem tudo que eu quero, eu posso.
2. Nem tudo que eu posso, eu devo.
3. Nem tudo que eu posso, eu faço.
4. Mas, tudo que eu preciso, eu posso.


1. Nem tudo que eu quero, eu posso.

Um Cristão quer abrir uma pequena livraria para vender Bíblias e livros de estudo bíblico em seu bairro. Falta o dinheiro para comprar as mercadorias e pagar os primeiros meses de aluguel. Ele ora a Deus fervorosamente para Deus “abrir essa porta”.

Uma irmã quer começar uma obra de ajuda a crianças carentes num bairro perto do prédio da igreja. A liderança da igreja não a considera apta para esta obra, mas não tem outra pessoa que queira se envolver. Ela pede a Deus que Ele mude os corações dos líderes. Ela aguarda ansiosamente o dia em que vai começar a ajudar as crianças.

Outra irmã quer casar e ser missionária em Rondônia. Ela tem certeza que é a vontade de Deus e ora com plena convicção de que Deus vai conceder este pedido.
Todos estes discípulos são encorajados pelos irmãos próximos a eles. Em orações e bilhetes, em palavras e abraços, todos recebem o apoio de seus irmãos. E todos são fortalecidos com as palavras de Paulo – “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

E não é isso mesmo que Paulo quis dizer? Ele não estava dizendo que, em tudo de bom que queremos fazer, Deus vai nos dar a força, a sabedoria, ou até os recursos financeiros necessários? É claro que deve ser algo segundo a vontade de Deus. Certamente não deve ser por motivos egoístas. Mas, se for algo de bom, para evangelizar, para edificar a igreja, para servir os outros, Deus promete nos dar tudo que precisamos. Não é isso que Paulo quis dizer?

Não. Não foi bem isso. Sabemos que não foi bem isso que Paulo quis dizer porque nos versículos antes e depois deste, o assunto que Paulo trata não tem nada a ver com obras ou realizações – o que está mais em pauta é a sobrevivência. Antes e depois Paulo fala de como aprendeu a ficar contente em situações diversas e adversas.

Paulo fala de como aprendeu a viver em “pobreza” (v. 11), “fartura e fome” e “abundância e escassez” (v. 12). Depois ele expressa a gratidão dele pela igreja de Filipos que o ajudara com suas “necessidades” (v. 16). Paulo não está relatando grandes conquistas e realizações. Ele está falando de como Deus lhe deu força para enfrentar algumas das situações mais difíceis da sua vida. Não devemos esquecer que quando Paulo escreveu estas palavras ele estava em cadeias (1:13,17), prisioneiro de um império brutal e autoritário.

A maior conquista que Deus deu a Paulo não foi algo que Deus fez por meio dele. Foi algo que Deus fez por dentro dele. O que chamou a atenção de Paulo não foi como Deus moveu montanhas por meio de suas orações, mas como Deus mudou seu coração por meio de Cristo habitando dentro dele.

Quanto a grandes conquistas ou respostas a oração, Paulo de fato havia visto como nem sempre Deus faz o que pedimos, mesmo quando é algo bom e para os outros. A Paulo, um homem de fé sincera e poderosa, foi negado algo bom e desejável que pediu ao Senhor – uma cura. Em 2 Coríntios 12:8-9 vimos que, apesar de toda sua fé e amor ao Senhor, Paulo não recebeu o que queria. Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, se realmente for da vontade de Deus.

“Muitos de nós hoje só ouvimos a parte da frase que diz ‘tudo posso’. A sociedade Americana, com seu namoro com os ideais modernos e conceitos de progresso e realização, vende toneladas de livros e seminários diários em sessões lotadas sobre ‘como’ tudo podemos. Mas, o foco de Paulo não é tanto nas realizações e habilidades, como se ele fosse de alguma forma superior ao homem comum; é mais sobre Cristo que lhe dá a força para ser fiel à vontade dEle. É aquele que me fortalece que merece o crédito e a glória. Não é que Paulo não se importa com progresso, como ele indica em 1:25 (embora ele o define como o desenvolvimento de um caráter de servo e fé, não necessariamente proeza mental ou administrativa), mas que Cristo é quem dá a graça para tanto ‘progresso’ (1 Cor 15:10).” [1]
Paulo tinha o dom de curar e curou muitas pessoas, chegando a curar todos numa ilha inteira (Atos 28:7-9). Mas, houve ocasião em que Paulo não pôde curar um discípulo próximo a ele, Trófimo (2 Tim 4:20). Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, dentro dos limites que Deus estabelece e permite.

Paulo queria pregar o Evangelho na Ásia (Atos 16:6-7). Mas ele foi impedido de pregar lá e teve que viajar até a Macedônia para poder pregar onde Deus queria. Pregar era bom e necessário. Certamente Deus queria que o Evangelho fosse pregado na Ásia. Qual o problema em Paulo pregar na Ásia? Só Deus sabe, mas ele fechou aquela porta.
Haverá ocasiões em que vamos querer fazer coisas boas, até coisas para Deus, mas não conseguiremos, porque não será a vontade de Deus naquele momento, ou naquela situação, naquele lugar, ou com aquela pessoa. Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, quando, como, aonde e com quem Deus quer. Mas, somente porque algo é bom, espiritual e para servir os outros, não quer dizer que Deus vai abençoar.

Podemos, então, dizer que O ponto de Filipenses 4:13 não é sobre as minhas realizações, e sim condições para o que Deus quer realizar através de mim ou dentro de mim. “Tudo posso naquele que me fortalece.” A grande questão não é se realmente posso TUDO. Talvez a pergunta mais importante é “para que” ele está me fortalecendo?

“Já que com sua força humana caída ele foi um obstáculo para Cristo, Paulo aprendeu a regozijar na sua fraqueza para que a força de Cristo, e não a sua, fosse evidente (2 Cor 12:9-10). Deve ser notado também que este versículo não é a carta branca para obter ‘poder’ de Deus para realizar qualquer coisa que nós queiramos. Paulo recebeu de Cristo força interna impressionante para realizar a vontade de Cristo, não a sua (Efé 2:10; 3:16; Tito 2:11-12).” [2]

2. Nem tudo que eu posso, eu devo.

Como Cristãos, nós nos preocupamos em fazer sempre a vontade de Deus. Às vezes uma idéia chama a nossa atenção. Vemos uma necessidade ou oportunidade e logo pensamos numa solução. Oramos um pouco e depois de algum tempo começamos a criar convicção que Deus quer realizar tal obra. Irmãos e amigos, vendo que o nosso projeto é bom e espiritual, começam a nos encorajar. Todos afirmam que deve ser da vontade de Deus. Mas, será que é?

Nem sempre tudo que eu posso, eu devo. Às vezes eu terei condições de fazer algo, para o qual talvez tenha orado por muito tempo e desejado profundamente. Quando vejo as condições, logo penso que é isso mesmo que Deus quer. Mas, pode não ser. Vemos três exemplos da vida de Davi, um homem que vivia segundo o coração de Deus (Atos 13:22). Em cada exemplo Davi descobriu que o que parecia uma resposta de Deus, não era.
1 Sam 24:1-7 Davi, o ungido de Deus, estava sendo injustamente perseguido por Saul, um rei que foi desobediente e rejeitado pelo Senhor. Certamente Davi queria se livrar dessa perseguição. No episódio relatado em 1 Sam 24:1-7, Saul caiu nas mãos de Davi e Davi podia ter acabado com Saul e toda sua perseguição injusta.

Os homens de Davi disseram que aquilo era o cumprimento de uma profecia. Por um momento Davi até acreditou e agiu conforme o parecer dos seus homens. Parecia uma bênção de Deus. Só Deus podia ter colocado Saul em suas mãos assim. E os homens de Davi afirmaram que era o cumprimento da palavra de Deus.

Davi, por um instante, podia fazer o impossível. Mas ele escolheu não fazer. Será que ele desperdiçou uma grande bênção que Deus lhe deu?
1 Sam 26:8-9 Mais tarde, em outra ocasião, parecia que Deus havia entregue Saul novamente nas mãos de Davi. Abisai, o irmão de Joabe, disse: “Deus te entregou...”
Certamente Davi havia orado por livramento. Apareceu o que parecia um milagre – uma oportunidade de acabar com seu pior inimigo, uma oportunidade de por fim à injustiça e perseguição.
Davi, por um instante, podia fazer o impossível. Mas ele escolheu não fazer. Será que ele desperdiçou uma grande bênção que Deus lhe deu?

2 Sam 7:1-3 Davi queria fazer algo para Deus – edificar um templo para Ele. Nada indica que os motivos de Davi eram impuros ou que àquela altura da sua vida ele não seria digno de fazer tal empreendimento.
O profeta Natã até afirma que Davi deve ir em frente com seu plano. Efetivamente, o porta-voz de Deus afirma que o desejo dele é certo.
Mas, logo em seguida (vv. 4-5, 12-13) descobrimos que aquilo de fato não seria a vontade de Deus e que Davi não devia construir aquele templo.
Davi havia começado como um simples pastor de ovelhas. Ele sobreviveu vários anos de perseguição por um rei cismado em matá-lo. Ele lutou depois contra vários inimigos e venceu todos. Finalmente Deus lhe havia dado descanso e prosperidade.
Davi queria fazer algo bom para Deus para demonstrar sua gratidão. Davi finalmente podia fazer o que, por anos, parecia ser impossível.
No entanto, não era a vontade de Deus.
Nem tudo que parece ser da vontade de Deus é. Nem tudo que é bom é necessário. Embora tenho lutado e me empenhado contra grandes obstáculos, preciso estar preparado para esta verdade - nem tudo que eu posso, eu devo.

3. Nem tudo que eu posso, eu faço.

Vimos que nem tudo que eu quero, eu posso. Descobrimos que nem tudo que podemos, devemos. Mas, ainda precisamos admitir que nem tudo que podemos e devemos, de fato fazemos.

Cristãos às vezes pensam que precisam fazer algo. Eles concluem que é algo bom e necessário. É para ajudar os outros, é espiritual. Eles tentam fazer e se frustram quando não conseguem. Eles reclamam que Deus não ouviu suas orações ou não foi fiel às suas promessas.

Mas Deus muitas vezes deve olhar ao nosso redor para tudo que ele preparou para nós, todas as obras que ele destinou para nós que nós ignoramos porque estamos sonhando com o “impossível”. Deus preparou as obras que devemos fazer. Se faltam condições ou recursos, a culpa não é de Deus. O mesmo Paulo que afirmou “tudo posso naquele que me fortalece” também declarou “...somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10) Se as obras e realizações foram preparadas “de antemão” por Deus, certamente não faltarão condições para que sejam realizadas. Talvez o que falta é nós reconhecermos as obras que Ele preparou.

Dentro da vontade soberana (e para nós muitas vezes misteriosa) de Deus, podemos afirmar que o homem pode fazer o que precisa. Mas esse fazer nem sempre será o que ele quer. Prova disso é que há muita coisa que, além de podermos fazer, devíamos fazer, mas nem sempre fazemos.

O irmão que quer abrir uma livraria para vender Bíblias para divulgar a Palavra de Deus em seu bairro está compartilhando a Bíblia que já tem com seus vizinhos? A irmã que quer servir as crianças do bairro está cuidando de seus filhos ou dos filhos da sua irmã casada? A jovem que quer evangelizar Rondônia está evangelizando seus parentes e vizinhos onde mora?
Anos atrás ouvi o coordenador de um comitê de missões dar o seguinte critério para avaliar futuros missionários. Ele, que havia sido durante anos missionário na África do Sul, disse que não iam enviar para um país estrangeiro algum homem ou mulher que não estivesse fazendo discípulos e evangelizando na pequena cidade onde morava. Por que o “missionário” teria que ir para terras estranhas para evangelizar? Por que ele não podia fazer discípulos na sua própria língua e cultura? Se ele não estivesse fazendo lá onde morava, não deviam esperar que, por estar em terras distantes, ele passaria a fazer.

Jesus estabeleceu um princípio - Fiel no pouco, fiel no muito (Mat 25:21,23). Será que Deus só coloca diante de mim coisas impossíveis? Ou será que eu não estou nem sendo fiel nas coisas bem possíveis que ele colocou diante de mim?

Vamos começar a ser fiel no pouco, a andar nas obras que Deus já colocou diante de nós e para as quais ele já nos preparou e já nos equipou. Sendo fiéis nestas coisas, certamente ele confiará coisas maiores, coisas até então aparentemente impossíveis.

4. Mas, tudo que eu preciso, eu posso.

John Henry Jowett contou a história de uma pequena aldeia onde uma senhora de idade faleceu. Ela faleceu sem dinheiro, sem educação, sem sofisticação, mas, durante sua vida, seu serviço sem pensar em si mesma, havia causado um grande impacto para Cristo. Na lápide dela foram escritas as seguintes palavras: “Ela fez o que não podia”.
Esta epígrafe poderia ser para qualquer Cristão que deixar Cristo viver por meio dele: ELE pode fazer por meio de nós o que nós não podemos sozinhos.

Paulo aprendeu e quis compartilhar com os Cristãos de Filipos que, nas dificuldades, no sofrimento, na perda e na escassez, Deus nos dará força para tudo.
Charles Bugg percebeu o ponto de Paulo em Filipenses 4:13 quando observou o seguinte:
“A fé de Paulo, ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, diz mais sobre a mudança dentro dele do que nas suas circunstâncias. O segredo que o Apóstolo havia apreendido era de que algumas coisas têm que ser aceitas e que Deus pode nos dar força para suportar as circunstancias mais difíceis.

Por incrível que pareça, Filipenses é a história de alguém que descobriu sua provisão em Cristo, e com esta presença imutável podia enfrentar com segurança todas os desafios da vida. Paulo estava na prisão, mas estava em Cristo. Paulo estava em perigo, mas estava em Cristo. Em Cristo – este era o segredo – seja qual for a sua situação, Paulo estava em Cristo.
A maioria de nós já aprendemos que as circunstâncias nem sempre acabam como queríamos. Sonhos morrem, relacionamentos acabam e as melhores esperanças que temos para nós e outros não acontecem de acordo com o nosso roteiro. Como então devemos viver? Paulo diria ‘em Cristo’.” [3]

A vida pode trazer situações diversas e adversas. Mas, para aqueles que estão em Cristo, tudo podem, sem dúvida, no sentido de permanecer fiéis a Jesus – em Cristo. Não há lugar ou situação melhor. Não há obra ou realização mais importante do que simplesmente o que Paulo, contente nas cadeias e na prisão, estava afirmando – ele estava em Cristo e era isso que importava.

Que Deus nos dê o contentamento para realizar tudo que ele preparou para nós, e não nos preocupar com nada que não seja da vontade dEle para nós. E que possamos, até o fim dos nosso dias, fazer aquilo que é mais importante para cada discípulo – permanecer em Cristo. Que Deus abençoe a todos.

Dennis Downing
Para uma meditação sobre Filipenses 4:13 veja:
"Posso TUDO?" do site www.iluminalma.com


[1] Herrick, Greg, “Thanksgiving for the Philippians’ Gift and a Final Greeting (Philippians 4:10-23)” no site www.bible.org
[2] Herrick, Greg, Idem.
[3] Bugg, Charles, artigo “Philippians 4:4–13” em Review and Expositor Volume 88 (pp. 256-257). (1991).

sábado, 19 de janeiro de 2013

O QUE PODE NOS LEVAR A CONQUISTAR MILAGRES



2 Reis 5:1-17

Naamã era comandante do exército da Síria, homem poderoso, mas que não conhecia a Deus.
Apesar de seu prestígio humano, ele tinha um problema muito sério: era leproso (v.1).

Esse homem foi curado milagrosamente pelo Senhor, quando ele ouviu a palavra de Deus e obedeceu.

Mas houve várias virtudes que levaram Naamã a conquistar o seu milagre.

VAMOS APRENDER HOJE COM ESSE HOMEM AS ATITUDES QUE PODEM NOS LEVAR A CONQUISTAR GRANDES MILAGRES EM NOSSA VIDA:

...primeiro:
1- VOCÊ DEVE DAR OUVIDOS À PESSOAS SIMPLES QUE DEUS QUEIRA USAR EM SUA VIDA vs. 2, 3, 13 e 14

As pessoas que Deus usou para levar Naamã ao milagre foram pessoas muito simples.
O v.2 diz de uma menina, uma menina que trabalhava em sua casa e que falou do poder de Deus para ele... o v.13 também mostra que os comandados no exército de Naamã também lhe falaram de Deus, fortalecendo a sua fé e encorajando ele!

Se Naamã não tivesse ouvido estas pessoas (pessoas simples), ele nunca teria sido curado!

Se ele tivesse insistido em dizer: "Mas é palavra de menina! Esse conselho é de uma garotinha... eu quero ouvir algo de um adulto, de uma pessoa madura!" ...é possível que ele não tivesse sido curado!

As vezes uma pessoa na igreja diz: "Eu quero oração, mas quero oração do irmão fulano... eu quero é que o pastor ore por mim... e tem que ser do pastor tal!"

A experiência de Naamã deve nos levar a entender que Deus usa todo tipo de pessoa para nos abençoar e que temos que ter a humildade para receber de quem o Senhor escolher para falar conosco. 

Talvez você é um professor, uma professora, e um dos seus alunos lhe têm falado algo sobre sua necessidade de Deus; lhe tem dado uma lição. Você deve ouvi-lo! ...Talvez você seja patrão de vários funcionários e um deles, talvez o guardinha do escritório, esteja a lhe falar de Deus. Você deve escuta-lo! ...pode ser ainda que você seja um universitário, uma pessoa que já tem adquirido muitos conhecimentos, mas um senhor ou uma senhora analfabeta lá da sua vizinhança, tem vindo e lhe falado de Deus. Você deve escuta-lo!

Esse homem, Naamã, deu ouvidos à pessoas simples que Deus havia colocado no caminho dele, e ele foi abençoado. Hoje você deve dar ouvidos à voz de Deus, mesmo se ela estiver vindo da pessoa mais simples que você conhece. Amém?

...uma segunda atitude que pode nos levar a conquistar grandes milagres em nossa vida é essa:
2- É VOCÊ VENCER A DÚVIDA E SE DISPOR A BUSCAR O MILAGRE vs. 3 e 4

Certamente, Naamã já havia buscado solução na melhor medicina da sua época e possivelmente tinha buscado cura nos falsos deuses que ele servia e na religião que ele tinha, mas nunca conseguiu resultado.
Portanto, Naamã já devia estar bastante desanimado quando a menina lhe falou isto aqui no v.3: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra"!

Porém, quando, Naamã ouviu a menina falar do poder do Deus de Israel, sabe que atitude ele teve? ...ele venceu o desânimo e saiu em busca do Senhor.

Há pessoas aqui precisando ouvir isto: porque hoje, estão desanimadas. Já recorreram a vários profissionais, a vários médicos... possivelmente buscaram cura ou solução fazendo simpatias, ou envolvendo-se com falsos deuses de alguma religião, mas tudo sem conseguir resultado.

Meu amado, hoje, Deus está dizendo para você: se você quer conquistar um grande milagre para sua vida, vença seu desânimo e venha buscar no Deus Criador, no Deus vivo e verdadeiro, no Santo de Israel, a sua bênção! Faça como Naamã: Não deixe que o desânimo impeça você de receber hoje do Deus Todo-poderoso.

Você está desanimado? Pise com seu pé nesse desânimo, esmague-o, esfregue-o no chão até que ele se desmancha porque o desânimo é um verme e você não pode ser vencido por um verme! Amém?

Hoje, você deve se dispor em buscar a Deus, porque hoje, há um milagre a ser conquistado para a sua vida! Quantos crêem digam forte "Amém!" Aleleuia!

...uma outra atitude que nos leva a conquista de grandes milagres de Deus em nossa vida, é:
3- VOCÊ SE APRESENTAR DIANTE DE DEUS NÃO APENAS PARA RECEBER, MAS TAMBÉM PARA DAR AO SENHOR vs. 5 e 15 

Naamã não era um homem avarento, apegado ao dinheiro, mesquinho...
Lemos aqui no v.5, que Naamã foi ao profeta de Deus, levando consigo 350 quilos de prata, 72 quilos de ouro e 10 mudas de roupas finas! ...no v.15 ele chama estas coisas de "presente"!

Sabe por que muitas pessoas não conquistam milagres em suas vidas? ...porque têm o coração fechado para ofertar e só querem receber a benção.
Naamã, porém, antes mesmo de receber o milagre, preparou uma grande oferta para abençoar o profeta de Deus, que iria ser usado para curá-lo, e insistiu para que sua oferta fosse aceita.

Amado: aprenda a se apresentar diante de Deus, não apenas para receber dEle, mas também para dar a Ele! ...e a principal coisa que Deus está procurando receber não é o seu dinheiro... a Bíblia diz que é o seu coração como adorador.

A adoração é o que podemos dar a Deus em resposta ao amor que Ele tem por nós.

Por isso, se você precisa que um milagre aconteça na sua vida, aprenda a se apresentar a Deus não apenas para receber, mas também para dar ao Senhor. E isso Naamã fez. Você também pode fazer!

...a próxima atitude que nos leva a conquista de grandes milagres de Deus... é:
4- VOCÊ VENCER O ORGULHO E OS PRECONCEITOS QUE TEM vs. 10 a 14

Quero ler o v.10 ao 14: "Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado". 11 Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do SENHOR, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. 12 Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" E foi embora dali furioso. 13 Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!" 14 Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança".

Como todos nós, aquele homem (Naamã) tinha orgulho e preconceitos no coração.
Ele havia imaginado uma maneira através da qual Deus deveria agir e o Senhor fez completamente diferente.

Naamã imaginou isto aí do v.11: "Por certo o profeta vai vir pessoalmente ao meu encontro, vai orar em nome do Senhor, e vai passar a mão sobre o lugar ferido e aí ficarei curado!"

Mas Deus fez completamente diferente disso: Deus mandou que o profeta enviasse um mensageiro com um recado: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".
Naamã poderia ter permanecido indignado com aquilo... poderia ter dito: "Que isso? Eu sou uma pessoa ilustre, sou chefe de um exército, herói de guerra! Não fica bem ser tratado assim... e depois, lavar-me sete vezes no rio Jordão, que bobagem!!!"

Naamã poderia ter ficado nessa pose, nesse orgulho, nesses preconceitos...
Ah! Mas lemos no v.14 que ele "desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança." Ô glória!!!

...ele venceu às resistências da sua carne e dispôs-se aceitar o modo de Deus agir.

Você consegue imaginar Naamã naquela hora? Imagine-o tirando diante de seus servos as medalhas de herói de guerra, a roupa nobre que usava, para mergulhar nas águas barrentas do Jordão...

Amado: Naamã aceitou se humilhar na presença de Deus! ...foi isso que ele fez.

Muitas pessoas nunca recebem a benção, porque nunca descem do seu pedestal...
Elas dizem: O quê? Me ajoelhar diante de Deus? ...me prostrar com o rosto em terra nesse chão frio... diante de todo mundo? ...e a minha roupa, a minha pele, que está limpa, perfumada?

Se você nunca se humilhar, se você nunca se rebaixar na presença de Deus, você nunca será levantado na bênção, nunca será exaltado...

Por isso, quando o profeta de Deus lhe disser: "Desça ao Jordão, humilhe-se na presença de Deus", não fique furioso porque milagres de Deus são conquistados por aqueles que vencem orgulho, pose e preconceitos. Diga "amém".

...e finalmente, uma outra atitude que nos leva a conquistar grandes milagres em nossas vidas, é:
5- VOCÊ CONCORDAR EM OBEDECER RADICALMENTE AO SENHOR vs 14 e 17 

O v.14 é um registro de que Naamã fez exatamente conforme a palavra do homem de Deus.
No v.10 está o que Naamã deveria fazer segundo a direção que Deus deu: "Vá e lave-se sete vezes (não apenas 1,2 ou 3, mas 7 vezes!) no rio Jordão". E aqui está no v.14, Naamã, descendo ao Jordão, mergulhando uma, duas, três, quatro... sete vezes!

Amado: Deus não aceita 90% de obediência. Ele quer que nós nos submetamos completamente a Ele.
Para Naamã, a ordem de Deus foi que ele mergulhasse sete vezes no rio Jordão e ele só foi curado, perceba isso, porque obedeceu completamente (após o 7º mergulho, aqui diz que ele foi purificado e que sua pele leprosa tornou-se como a de uma criança)!

Depois, diz o v.17, que Naamã fez uma aliança de que nunca mais buscaria outros deuses (nem os deuses da religião de seus pais), mas que daquele dia em diante, serviria exclusivamente ao Deus de Israel.

Isto revela o que havia no coração de Naamã naquela hora: agora, ele era um homem resolvido a obedecer radicalmente a Deus!

ConclusãoEntão, hoje, a fim de conquistar grandes milagres de Deus na sua vida, você deve fazer isto:

...dar ouvidos à pessoas simples que Deus queira usar em sua vida;
...vencer a dúvida e se dispor a buscar o milagre;
...apresentar-se diante de Deus não apenas para receber, mas também para dar ao Senhor;
...vencer o orgulho e os preconceitos que você tem; e
...concordar em obedecer radicalmente ao Senhor.
Amado: Nós não somos diferentes de Naamã.
 Naamã precisava de um milagre de Deus; nós também precisamos de milagres de Deus, de intervenções milagrosas de Deus nas nossas vidas, nas nossas famílias, na vida de nossos filhos...

E podemos ter muita importância e até algum prestígio, mas há necessidades em nossa vida que só Deus pode suprir.

Mas o caminho para conseguir isso é assumir uma postura de quebrantamento e resolver obedecer em tudo, assumindo Jesus como Senhor da nossa vida.

Deus quer fazer um milagre na sua vida, mas você precisa estar disposto a descer o seu Jordão, a descer do pedestal e humilhar-se diante de Deus.

Deus está tocando o seu coração para você se humilhar, se quebrantar, descer da posição de orgulho e se submeter a uma obediência radical a Deus,  se derrame na presença de Deus ore e peça que o Senhor, que assim como Naamã você também precisa de um milagre...

Pr. Walter Pacheco da Silveira

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NÃO TER TEMPO PRA DEUS É VIVER PERDENDO TEMPO!



"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3.1)

O tempo... Dizem que ele tem o poder de resolver todas as coisas, entretanto, nem sempre é assim, e dependendo de como o administramos, ele se torna não a solução, mas sim um grande problema.

Não há como fugir dele. Seja como for, estará sempre presente, nos lembrando de que, independente de nossos esforços na busca de algum cosmético capaz de neutralizar seus efeitos em nossas faces, o homem ainda não encontrou o tão sonhado elixir da longa vida que impeça o envelhecimento de nosso corpo e sua consequente morte, e ainda que tentemos, em vão resgatar algumas circunstâncias do passado objetivando resolvê-las, os ponteiros do relógio prosseguirão com o martelar de seu eterno tique-taque, como forma de nos recordar o quanto temos desperdiçado nossa vida com coisas demasiadamente fúteis, ou se de maneira preciosa, temos obtido a sabedoria necessária para o gerenciarmos de modo proveitoso e salutar para nós e nossos semelhantes.

Alguém disse que não ter tempo para Deus é viver perdendo tempo. Sábias palavras! Estamos inseridos em uma sociedade cujo lema é: O tempo determina o dinheiro, o sucesso e a felicidade. Por essa razão, temos vivido dias indubitavelmente corridos, onde tudo o que se exige de nós é uma habilidade que nos leve a desempenharmos atividades que requerem cada vez mais de nossa energia, paciência, saúde, enfim, de nossa própria vida, em tempo recorde. Não obstante todo o esforço empregado nesse mister tão árduo e inútil, o dia presente não é suficiente para a conclusão dessas atividades confiadas a nós, e, assim, sobrecarregamos o amanhã com os problemas não solucionados e as dúvidas geradas pelos fracassos de hoje, em um ciclo vicioso e ininterrupto.

Desse modo, temos vivido até agora e por inúmeras razões, fingimos que vale a pena continuar agindo assim. Então pergunto: Será que você não sente um cansaço que não somente causa dores físicas e mal-estar, mas que lentamente corroe sua liberdade e alegria? Porventura, o sucesso e a condição financeira, obtidos pelo sacrifício diário de tantas coisas que nos são essenciais como indivíduos, tais como a família e os amigos, são tão importantes pra você a ponto de o fazer abandoná-los, desistir deles? E o que é pior: Verdadeiramente, há algum sentido em abrir mão de um tempo de qualidade com Deus, por quaisquer que sejam as circunstâncias ou as coisas almejadas, seja qual for o preço a ser pago, ainda que esse preço seja uma vida bem sucedida financeira, emocional e profissionalmente, porém distante de Deus eternamente?

Já parou pra pensar que gastamos tempo com coisas por vezes inúteis, mas quando se trata daquilo que é concernente a Deus e a Seus propósitos para nós, nos recusamos a dedicar um tempo, ainda que seja mínimo para ouví-lo, para conhecer Sua vontade? Você pode almejar todas as coisas, empenhar todos os recursos existentes e se esforçar ao máximo para obtê-las, porém, se não tiver por preciosa sua vida e não valorizar o único tesouro que se encontra à disposição de todos - JESUS - de nada adiantará. "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? (Mateus 16.26)

Sabe, "a vida centrada em Deus funciona. E ela nos resgata de uma vida que não funciona." Este mesmo Deus que transforma vidas, espera que você viva de forma diferente. Ele deseja que você O conheça e que saiba que para a liberdade foi que Cristo nos libertou, e dessa forma, você não deve e nem precisa mais se submeter a nenhum tipo de escravidão. (Gálatas 5.1) Isso inclui a escravidão gerada pelo tempo - escravidão do medo do amanhã, da velhice, da morte, das consequências produzidas pelo que semeamos hoje e que colheremos no futuro, que pode ser imediato e não somente a longo prazo como muitos pensam.

Certo dia, um amigo contou a seguinte história que ilustra bem o que foi dito acima:

"Certa vez olhando um cartaz, algo me chamou a atenção. Em um primeiro quadro, um bebê e as palavras: Cedo demais para servir a Deus. A seguir, um adolescente e todas as coisas oferecidas pelo mundo, acompanhado das seguintes palavras: Jovem demais para servir a Deus. Mais adiante, um adulto cheio de atividades, família para sustentar e os dizeres: Ocupado demais para servir a Deus. Logo depois, um homem bastante idoso e : Velho demais para servir a Deus. Por fim, um cadáver em um caixão: Tarde demais para servir a Deus."

Espero realmente que você não chegue a essa situação. O tempo continua passando. Não viva como se sua vida fosse um jogo de computador, porque ela é única, não há outra chance para viver, como muitos dizem por aí. O tempo é agora, sua vida é preciosa demais para ser desperdiçada!

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus."(Eclesiastes 5.15,16)

Deus o abençoe grandemente!

 

sábado, 12 de janeiro de 2013

DESCUBRA O SEU PROPÓSITO PARA A VIDA



"pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele." - Apóstolo Paulo (Col 1:16)


Albert Einsten certa vez declarou: “Deus não joga dados”, não lança nada ao acaso.

Uma questão essencial que você deve perguntar: Por quê estou vivo? Qual é a finalidade da minha vida?

Se você olhar para dentro de si e para o mundo, você não vai descobrir o propósito de sua vida, porque isso não tem haver com você. Tem a ver com Deus!

Deus nunca cria nada sem propósito! Toda planta... animal... ser humano... se você está vivo, significa que Deus tem um propósito para sua vida! Amém?

Cl 1.16 declara: "...pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, ... todas as coisas foram criadas por ele e para ele." (NVI).

A verdade é que você foi criado para viver 5 propósitos.

Estes cinco propósitos são:

Ordenados por Jesus no Grande Mandamento e Grande Comissão

Moldados através da igreja em Atos 2

Descritos na oração de Jesus para os discípulos em João 17

Explicados por Paulo em Efésios 4

E a Bíblia diz que você foi feito por 5 razões: 
  1. Planejado para o louvor a Deus
  2. Formado para a família de Deus
  3. Criado para tornar-se igual ao Filho de Deus
  4. Moldado para servir em nome de Deus
  5. Feito para uma Missão na obra de Deus

Perca essas 5 razões, e você perderá a razão de sua existência! (Você não é um acidente, você foi planejado por Deus para viver com propósitos)! E você não está aqui para sempre. A vida na terra é uma preparação para a vida no céu. Por isso, você precisa entender que está aqui temporariamente. É como se tivesse de passagem por um país estrangeiro.

Então, por favor, entenda que:


1. Você foi planejado para o louvor a Deus!A primeira razão pela qual você foi criado, o primeiro propósito para a sua vida é este: você foi planejado para o louvor a Deus.

Ele o fez para agradar-se de você. Diz o Ap 4.11: “Tu Senhor ... criaste todas as coisas, e por sua vontade elas existem e foram criadas." O salmista também declarou: "O Senhor agrada-se do seu povo..." Salmo 149:4a (NVI).

Você foi criado para o agrado de Deus, para a satisfação, o prazer de Deus! (quantos são pais e mães? ...Você se agrada em observar seus filhos? ...pois Deus se agrada em observar você!)

Você foi criado à imagem de Deus e recebeu a capacidade de relacionar-se com Ele!

Você foi criado para ter um relacionamento com Deus! Que privilégio o do ser humano!

O profeta Oséias declarou: "Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus, e não holocaustos." Oséias 6:6 (NVI).

A coisa mais importante que você pode conhecer na vida é a verdade de que Deus o ama!

A segunda coisa mais importante é amar a Deus reciprocamente, Jesus ensinou isso: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento." Mateus 22:37-38 (NVI).

Deus é honrado quando nós o amamos acima de todas as coisas!

Então, se você conseguir fazer isso sua vida terá cumprido o seu propósito principal.
Se não... você terá falhado totalmente. O Termo usado para expressar amor a Deus é: ADORAÇÃO.

Adorar a Deus, esse é o primeiro propósito; o propósito principal da sua vida é adorar a Deus!

O que significa isso? Significa mostrar amor a Deus vivendo uma vida que O louve!

Diga: “Eu fui planejado para o louvor a Deus”.
2. Você foi criado para a família de Deus!
Está escrito em Ef 1.5: "Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade" (NVI).

Deus desejou uma família e você foi criado para ser parte dela!

Esta família vai além da família terrena! É eterna, como lemos em Hb 2.11: “Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provém de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos." Hebreus 2:11

Amado: Ser crente, ter vida Cristã, não é somente acreditar – é também PERTENCER (pertencer à família de Deus!).

Em São Paulo, era bastante comum as pessoas se relacionarem umas com as outras na igreja, chamando-as de irmãos e irmãs... aqui no Rio de Janeiro parece que “irmão” é o crente com mais de 40 anos de idade...

Mas a igreja é uma família, família de Deus! ...Não é uma instituição religiosa, clube, negócios, organização - é um organismo, é uma família!

A Bíblia também fala da igreja como o “fundamento” - o que acontece quando um edifício não tem fundamento? ...ele cai quando abalado!

Pois Deus diz que você não pode fundamentar-se como cristão sem a igreja, que é família!

Algumas pessoas parecem dizer: "Eu sou um cristão. Eu só não quero compromisso com nenhuma igreja". ...mas dizer isso é como ser:
- Um jogador de futebol sem um time
- Um soldado sem exército
- Um guitarrista sem guitarra
- Uma abelha sem a colmeia

Como você se sentiria se uma pessoa lhe dissesse "eu gosto de você, mas eu não gosto do seu corpo". Você gostaria? Jesus também não gosta quando dizemos: “Eu sou crente, eu só não gosto é de estar na igreja”.

Mas, como você mostra que é realmente um cristão? Se comprometendo com uma igreja que é a família de Deus!

A razão pela qual Deus escolheu a família como uma descrição da igreja é porque nela os membros são irmãos entre si e todos devem se amar!

Há um mandamento de Deus que diz: "Amem uns aos outros" e esse mandamento aparece 58 vezes na Bíblia.

Participar da família de Deus significa estar em Comunhão com as pessoas de Deus.

Está escrito em 1Pd 3.8: "Quanto ao mais tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” (NVI).

Você é planejado para o louvor a Deus, e isso é adoração; é formado para a família de Deus, isso é comunhão.
3. Você foi criado para tornar-se igual ao Filho de Deus
Hoje Deus não têm mais um filho único, unigênito (como diz Jo 3.16); Deus tem muitos filhos, sendo que deles Jesus Cristo agora é o primogênito.

E sobre estes outros filhos de Deus está escrito: "...também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29 (NVI).

Isso não é um Plano B, é o plano de Deus desde o começo.

O plano de Deus sempre foi querer ter-nos à sua imagem, para fazê-lo à sua semelhança.

O pecado interferiu no plano que Deus tinha, mas aí, Ele mandou Jesus vir à Terra para restaurar o que se havia perdido, de tal forma que pudéssemos ser salvos, e sermos como o Seu Filho.

Ouça: Deus está muito mais interessado no que você é do que no que você faz. Não é tanto a carreira, mas o caráter que enche os olhos de Deus.

Por quê? Porque não levaremos a carreira para a eternidade, mas sim o caráter! ...por isso que diz a Bíblia: "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, ..." Filipenses 2:5 (NVI).

A Bíblia também nos diz para "Termos a mente de Cristo".

Quando você entende isso, a vida se torna muito mais simples. Você não fica mais se perguntando o tempo todo: "Por quê está acontecendo isso comigo?" ...você saberá a resposta: É para torná-lo como Jesus!

Aqui está a questão: "Se Deus me tornará como Jesus, como Ele é?

A figura mais perfeita de Jesus é encontrada em Gálatas 5:22-23, chamada o Fruto do Espírito, nove qualidades, nove características: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio.

Deus quer formar esses frutos em sua vida, então como Ele faz isto? ...Colocando você em situação em que esses frutos são necessários.

Alguma vez Jesus se sentiu abandonado? Por algum momento Jesus esteve só? Foi tentado? Foi insultado? Houve em sua vida momentos desencorajadores?

A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento. Deus não poupou Jesus, por que pouparia você?

Mas nisso tudo, o plano de Deus é torná-lo como Jesus! ...Se tornar como Cristo é ser Discipulado.

Até agora nós aprendemos que você foi planejado para o louvor a Deus, isso é adoração; e você foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; e você foi criado para ser mais e mais como Cristo, isso é discipulado.
4. Você foi moldado para servir em nome de Deus
A Bíblia diz em Ef 2.10 o seguinte: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (NVI)

Outro nome para essas "boas obras" é a palavra ministério.

A Bíblia é muito clara a respeito disto – ela diz que todo crente é criado para servir, é e capacitado para o ministério.

Cada membro do corpo de Cristo (a igreja) é um ministro, um ministro singular!).

Existem 5 coisas que mostram que você é único... 
  1. A maneira de ser
  2. As origens
  3. A sua lista de Dons Espirituais
  4. O desenvolvimento de habilidades
  5. As suas experiências
Você deve se perguntar: O que farei com os talentos que recebi de Deus?

Os Desenvolverei para dar minha contribuição! ...farei do mundo um lugar melhor!

Quando você chegar no céu Deus irá fazer duas perguntas:
1) Como você encarou a presença de Jesus na sua vida?
2) O que fez com o que eu lhe dei?

Alguns têm uma concepção errada sobre o que faremos no céu: Não iremos sentar por lá o dia todo e tocar uma harpa. Não! Deus tem planos para você servir na eternidade! ...Neste momento, Deus está dando tempo para você na Terra, para praticar o serviço. "Se você for fiel com pequenas responsabilidades na Terra, Ele lhe dará maiores na eternidade!"

Portanto:
Você foi planejado para o louvor de Deus, isso é adoração;
Foi formado para a família de Deus, isso é comunhão;
Foi criado para se tornar como Jesus, isso é discipulado;
Foi moldado para servir, isso é ministério.
5. Você foi feito para uma missão na obra de Deus
Na Bíblia temos estas palavras de Jesus: "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo." João 17:18 (NVI)

Todo crente precisa de um ministério na igreja e uma missão no mundo! Você tem que ter os dois! MINISTÉRIO e MISSÃO!

A Bíblia diz que "...somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio..." 2 Coríntios 5:18,20 (NVI).

Qual é a nossa missão no mundo? ...olhe: Se você quer a bênção de Deus na sua vida, você precisa se preocupar com o que Ele mais se preocupa: Trazer os sem igreja para a família de Deus!

Pense no quanto Deus se preocupa com os sem igreja! Lembre-se da cruz!

Paulo estava apaixonado por este propósito; ele disse: "... se tão-somente puder terminar a corrida, completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." Atos 20:24 (NVI)

Qual é a missão? Falar para as pessoas sobre a salvação!

Exercer a minha missão no mundo é: Evangelismo

Deus não quer que nenhuma pessoa sequer se perca! ...Nenhuma criança, nenhum adolescente, nem um jovem, nenhum adulto ou idoso.

Talvez você já tenha se perguntado: "De que tamanho deve ser a igreja?” ...ela deve crescer até 200 pessoas? ...ou até não haver mais espaço no prédio?

Quando você pergunta “De que tamanho deve ser a igreja?”, você está fazendo a pergunta errada!

A pergunta certa é "Aqui na cidade, quem precisa de Jesus?"

Porque, ouça isto: Enquanto existir uma pessoa perdida, sem Jesus, em caminhos distantes de Deus, a igreja precisa continuar crescendo.

Por isso, mantenha-se firme neste propósito!

Alguém estará no céu por sua causa?

Conclusão:Então, você tem cinco razões para andar no propósito de Deus para a sua vida...

Você foi:
  1. Planejado para o louvor a Deus. (Adoração)
  2. Formado para a família de Deus. (Comunhão)
  3. Criado para tornar-se igual ao Filho de Deus. (Discipulado)
  4. Moldado para servir em nome de Deus. (Ministério)
  5. Feito para uma Missão na obra de Deus. (Evangelismo)

Pr Walter Pacheco da Silveira 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ABATENDO O SOBERBO E EXALTANDO O HUMILDE



TEXTO: 
Provérbios 29.23
A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.

Tiago 04.06
... Pelo que diz: Deus resiste aos soberbos; mas dá graça aos humildes.

INTRODUÇÃO

O homem é um ser totalmente complexo, mas isso assim se fez após a entrada do pecado no mundo, quando um ser maligno usando de artimanha e estratégia, um ser que não devemos menosprezar que outrora tinha sido um querubim ungido e agora é um anjo caído, e ainda carrega consigo uma mente diabólica veio e introduziu dentro da natureza humana um vírus chamado pecado, e daí em diante tudo foi deformado.

O homem vive buscando algo que realmente possa massagear seu ego, que possa o colocar em destaque, que lhe dê um sentimento de onipotência humana, e isso é conseqüência do mal trazido pelo pecado.

Uma das coisas que devemos reconhecer, que todo homem (isso não é regra) em geral buscam o sucesso e quando chegam lá são corrompidos pelo próprio sucesso e se transformam em seres prepotentes. Mas nos esquecemos que chegar no topo pode ser fácil ou difícil, mas ficar no topo é diferente, é um desafio, é ser alvo constantes de pedras e flechas vindas de amigos e inimigos.

Nessa mensagem quero compartilhar de algo que está explicito no contexto bíblico que muitos já compartilharam e dentro desse contexto quero dar minha parcela de contribuição, pois a palavra de Deus se renova todos os dias, e o homem não é o dono da palavra sagrada, mas Deus o é. Então me desejo é como sempre que cada amado irmão abra seu coração e desfrute da palavra de Deus.

A DIFERENÇA ENTRE SOBERBA E HUMILDADE

Para que possamos entender o que vem adiante nessa mensagem, precisamos antes compreendermos a diferença entre a soberba e a humildade, pois muitos e não poucos acabam por terem um entendimento distorcido acreditando que o fato de passar a usar roupas de grifes famosas é soberba e se curvar com o rosto em terra é humildade, e ambas palavras trazem dentro de si uma profundeza maior em seu contexto. Senão vejamos:

SOBERBA:

É o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum. É o orgulho em alto grau; arrogância, presunção; sentimento desdenhoso de superioridade para com o próximo.

HUMILDADE:

Consiste em ter consciência das próprias limitações, não apropriar-se dos dons, valores, qualidades, reconhecendo que tudo se recebeu; tudo o que tem; tudo o que é veio da bondade infinita de Deus. É reconhecer que em alguma área existe alguém mais sábio do que você.

Agora que sabemos o real significado de ambas palavras precisamos reconhecer que acima de nosso entendimento está a palavra de o poder de Deus que antes que o mundo fosse mundo já havia escrito que Ele é soberano e Ele sabe como lidar e tratar com pessoas que reconhecem e praticam quer seja a humildade ou quer seja a soberba. Como disse está explicito na bíblia a história de dois homens que nos mostram muito bem a ação de Deus com esse tipo de pessoa, e assim veremos o agir de Deus no tratamento com tais pessoas. Vejamos primeiro o soberbo.

NABUCODONOSSOR, UM HOMEM SOBERBO

Sou defensor de que para falarmos de alguém devemos antes conhecer este alguém, sabermos quem foi o que esta pessoa fez para chegar aonde chegou. Então vamos conhecer quem foi o rei Nabucodonosor.

Nabucodonosor, um homem audacioso, corajoso que junto com seu pai, Nabupolassar conquistou em dezenove anos quase todo mundo habitado da época . Seu reinado tem início em 604 a.C. Torna-se o principal soberano dessa segunda fase e transforma Babilônia na “rainha da Ásia”. Líder militar de grande energia e crueldade. Possuía um imenso exército e assim ele aniquila os fenícios e obtém a hegemonia no Oriente Médio, com exceção do Egito. Nabucodonosor restaurou a Torre de Babel com 240 m de altura, coisa que 42 reis que o antecederam não conseguiram, e dedicou tal feito ao deus Marduco, o padroeiro da Babilônia. Também criou os jardins suspensos da Babilônia uma das maravilhas do mundo só para agradar sua esposa Amoai, uma mulher que veio de uma área rulicola, plantando fores em cima das muralhas de 22 metros de altura por 42 de largura com 100 portas de bronze. Nabucodonosor criou o maior reservatório de água com cerca de 1000 metros de diâmetro para ser usada na irrigação. Foi no reinado de Nabucodonosor que se iniciou a construção de navios. Na segunda metade do século VI a.C., Nabucodonosor invade e conquista Jerusalém a cidade santa do grande Deus rouba os pertences do templo e realiza a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, no episódio conhecido como o cativeiro da Babilônia.

DO TRONO PARA O PASTO

O livro do profeta Daniel nos relata no capítulo 4, a partir do versículo 29, que certo dia o rei Nabucodonosor estava andando pelo seu palácio e a soberba lhe invadiu o coração e nesse momento uma voz soberana infinitamente desse do céu e lança o grande rei na condição de animal, onde pêlos cresceram pelo corpo, suas unhas ficaram como a de animais e ele andava pelo pasto comendo como um animal, e por sete anos ficou o grande rei vivendo como um animal.

A soberba precede a queda, e isso nós sabemos muito bem e hoje muitas pessoas tem chegado a local de destaque e assim também estes tem enchidos seus corações da imundícia da soberba. Se achando melhores do que os outros, desfazendo dos pequenos irmãos. Estes acham que seus ministérios são melhores, que seus filhos são melhores, que seu trabalho, seu salário, sua vida, tudo é melhor e com olhares altivos olham para seus irmãos os menosprezando e pisando naqueles que ainda estão por baixo tentando crescer.

Deus vai fazer com que estes provem do pasto, pois chegaram no topo e não valorizaram o favor de Deus, pois Deus disse a Nabucodonosor que Ele é soberano e Ele põe e tira quem Ele quer, e para que soubesse que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens. Deus vai abater o soberbo para que saibam que o Altíssimo tem a soberba como abominação. Nabucodonosor cresceu e chegou ao topo, subiu e atingiu o ápice, mas agora caiu e foi levado para o pasto por encher o coração do mau.

DAVI, UM HOMEM HUMILDE

Como disse precisamos conhecer e saber de quem é que estamos falando, e a história sobre Davi é vasta, mas veja, e conheça um pouco sobre o rei Davi.     Gosto muito de falar sobre o rei David, pois se vamos meditar em um contexto por ele escrito, a mando e debaixo da orientação de Jeová, então certamente precisamos conhecê-lo.

"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em Deus. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima. No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs. É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

Apesar das vitórias e das glórias alcançadas, em todo o Tanach não há quem tenha sofrido tanto e por tanto tempo quanto David. Ninguém foi tão incompreendido, traído e perseguido quanto ele; mas, por outro lado, ninguém soube como ele, transformar seu sofrimento em cânticos de louvor a Deus.

Mais da metade do Livro de Salmos, o Sefer Tehilim, foi composto por David. Muitos são súplicas a Deus compostas em seus momentos mais difíceis. A vida do maior Rei de Israel se tornou símbolo da história de seu povo - o exílio, as perseguições, as lutas, os triunfos. Sua história espelha a nossa, suas palavras e súplicas tornaram-se as nossas.

A Cabalá ensina que David foi a personificação da Malchutó, a última Sefirá. Cada Sefirá é um canal espiritual pelo qual Deus interage com o mundo, transmitindo Energia e Plenitude Divina. Estas são algumas poucas referências sobre quem foi o rei Davi.

DO PASTO PARA O TRONO

Davi era humilhado por seus irmãos e seu pai. Vivia esquecido no meio das ovelhas de Jessé, cheirando a esterco e a urina de ovelha, mas enquanto estava esquecido por sua família ele escrevia cânticos de louvores a Deus. Enquanto estava jogado no campo Davi adorava a Deus e nunca teve olhares altivos, a soberba nunca havia entrado no coração daquele moço    .

E para chegar ao trono Davi tem que trabalhar muito. Davi tem que lutar contra o preconceito de sua família por ter sido ungido pelo profeta Samuel. Davi tem que esperar o tempo de Deus começar a agir em sua vida e logo se depara com um gigante de em nome do Senhor dos senhores ele se vê na obrigação defender o nome de Jeová, não que o Senhor precise de alguém que o defenda, mas Ele procura pessoas que não permitam que se zombe dEle.

Depois Davi tem que ajudar seu inimigo, Saul, que tenta o matar por diversas vezes, e por cerca de dez anos Davi tem que fugir da vingança de Saul. Mas mesmo tendo oportunidades de matar Saul, Davi não faz, pois era homem temente a Deus e sabia que isso não agradaria o coração do Senhor.

Davi sabia que a promessa de Deus era lhe dar o trono de Israel, mas antes ele ainda teria que ser fiel como rei em Hebron, e foi. Agora Davi é chamado para ser rei sobre todo Israel e assim se assenta no trono e se vê rei de Israel.

Sei que hoje mesmo os olhos do Senhor estão procurando homens e mulheres que seja humilde o bastante para os colocarem em posição de rei e rainhas, para os assentarem em tronos de governos, nos quais lhes serão confiados muitas coisas e coisas grandes, pois o Senhor tem prazer em ver um homem humilde.

Deus quer nesse momento lhe dar um trono de paz, alegria, prosperidade, saúde, riquezas e muito mais, mas será que você está disposto a agir como Davi? A esperar na humildade? A lutar pelo nome do Senhor? A conservar seu coração em humildade constante? Assentar-se do trono de sua vida e reinar sobre aquilo que lhe tem causado tristeza e espanto depende de você!

CONCLUSÃO
Seja você uma pessoa humilde de verdade, pois a Deus ninguém pode enganar e saia do pasto do sofrimento, das dívidas, da enfermidade e vá para o trono desfrutar do melhor do Senhor para sua vida. O segredo está dentro de você. Só você pode escolher ser humilde ou soberbo.

 Pr. Alexandre Augusto

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

OBEDIÊNCIA A DEUS



Romanos 6:15-18
“Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado levando para a morte, ou da obediência levando para a justiça? Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça”
 De acordo com esta passagem uma pessoa é servidora da pessoa à qual ela obedece. Existem duas opções à escolha uma, em obedecer ao pecado, o que significa que ela vai servir ao pecado, ou, a segunda, obedecendo de todo o coração a Deus e à sua doutrina, passando a ser um servidor da justiça. Dito com outras palavras: é impossível uma pessoa servir honestamente a Deus se o seu coração não obedece a Ele. Não importa quão ativos somos em atividades religiosas, o que importa é quão OBEDIENTES somos a Ele, porque é a nossa obediência e a quem nós obedecemos que determinam a quem servimos na realidade. Como Tiago 4:7-8 nós diz:

Tiago 4:7-8
“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.”
 Precisamos chegar-nos perto de Deus para que Ele chegue perto de nós. Não O podemos servir à distância, sem O conhecer. Só podemos servir àquele a quem obedecemos e a quem nos submetemos. Em Filipenses 2:5-11 está escrito:

Filipenses 2:5-11
“Tende em vós aquele sentimento, atitude e propósito pensamento humilde (fá-Lo o teu exemplo de humildade) que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
 A mesma mente que estava em Jesus Cristo também devia estar em nós. O que foi esta mente? FOI A MENTE DA OBEDIÊNCIA A DEUS, AQUELA MENTE QUE, AO OBEDECER, NEM NEGOU A MORTE NA CRUZ. Foi a mente do jardim de Getesêmani:

Mateus 26:36-39, 42
“Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getesêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
 A mente de Jesus Cristo, a mente da obediência a Deus foi “NÃO COMO EU QUERO, MAS COMO TU QUERES”. Esta é a mente que a palavra de Deus nos diz para ter. Não como nós queremos mas como Deus quer. É fácil sermos obedientes se todo corre como nós queremos. Se Deus nos dá o que o nosso coração deseja, recebemo-lo com grande contentamento. No entanto como reagimos se isto não acontece? O que fazemos se os planos de Deus parecem divergir dos nossos? Aqui temos a diferença entre o obediente e o desobediente. Na felicidade ambos vão reagir da mesma maneira. Não é a felicidade que faz que as pessoas da segunda categoria da parábola do semeador (Lucas 8:13) caiam. Ao contrário, e como Jesus disse, eles “recebem a Palavra com alegria”. No entanto isto não dura muito tempo. No primeiro desafio vão-se abaixo (Mateus 13:21 e Lucas 8:13). Se a escolha de Deus não for do nosso agrado, o desobediente vai fugir enquanto o obediente fica e diz: “se for possível… todavia…não como eu quero, mas como Tu queres”.

1.A Obediência a Deus é melhor que o sacrifício

Em I Samuel há uma história bem conhecida: a história da ascendência e da queda de Saul durante o reino de Israel. Saul foi escolhido por Deus de ser o primeiro rei de Israel. Inicialmente ele era um homem humilde. De facto no dia da sua proclamação como rei ele escondia-se do povo (I Samuel 10:22)! Seja como for  a sua humildade não durou muito tempo. Em pouco tempo se tornou orgulhoso e apressado na liderança do seu povo em vez de estar submisso à liderança do Senhor. Em I Samuel 13 vemos a sua primeira rebelião. Saul e o povo estavam à espera da chegada de Samuel para um sacrifício ao Senhor enquanto os Filisteus estavam prontos para o combate no outro lado do rio. Porém, Samuel estava atrasado. Sentindo a pressão da situação Saul fez algo que não devia ter feito: ele próprio fez o sacrifício. O obediente espera por Deus e segue fielmente as Suas instruções, custe o que custar. Por outro lado, o desobediente é obediente quando tudo corre bem. Por isso quando as situações não evoluem da forma esperada, ele faz à sua maneira. Saul pensou ter esperado demasiado e quiz fazer algo. Samuel chegou exatamente na altura em que Saul tinha terminado o sacrifício. Porém, não lhe trazia boas notícias.

I Samuel 13:13-14
“Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; NÃO GUARDASTE o mandamento que o Senhor TEU DEUS TE ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; agora porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto NÃO GUARDASTE o que o SENHOR TE ordenou.”
 Este foi provavelmente o teste critico para Saul. Se ele passasse o teste, se ele obedecesse ao Senhor, o seu reinado seria estabelecido. Se ele não obedecesse, perdia o seu reino. Tal como Samuel lhe disse: “porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. AGORA, porém, não subsistirá o teu reino”. Obviamente Saul não passou no teste de obediência a Deus. Ao ver que Samuel não aparecia, ele tomou a sua própria decisão em vez de obedecer à vontade de Deus. Mais tarde vamos vê-lo a repetir o mesmo pecado. Em I Samuel 15:1-3 vamos ler:

I Samuel 15:1-3
“Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente, a tudo o que tiver, e não lhe perdoes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.”
 Deus deu a Saul ordem para destruir Amalec completamente. Os versículos 7-9 contam-nos o que ele acabou por fazer:

I Samuel 15:7-9
“Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito  E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente.”
Apesar de Saul ter uma INSTRUÇÃO clara de Deus para destruir totalmente Amalec, Saul não executou a Sua vontade. Mais exatamente, só a executou até ao ponto em que LHE AGRADAVA, a ele e ao povo. Desta forma destruíram O QUE ESTAVAM DISPOSTOS a destruir e salvaguardaram o que NÃO QUERIAM DESTRUIR. Seja como for, isto não é obediência. Obediência a Deus não significa que executes a Sua vontade parcialmente só até ao ponto em que agrada a ti próprio. Ao contrário: significa fazer total e exatamente o que Deus te mandou fazer. Como está escrito em Jeremias:

Jeremias 48:10
“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente”
 Obediência significa executar o que Deus te mandou fazer, através da Sua Palavra escrita ou, no caso de Saul, por revelação. Somos desobedientes quando fazemos algo que não foi dito por Deus, mesmo se aquilo que estamos a fazer for feito em nome de Deus. O Senhor não quer que sejamos trabalhadores incansáveis fazendo o que nós achamos bom para Ele. Pelo contrário, Ele quer-nos como trabalhadores obedientes, fazendo exatamente o que Ele nos mandou fazer. Saul e o seu povo executaram o trabalho do Senhor duma forma negligente. Segundo ele, não tiveram más intenções. Mais tarde ele diz: “mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do interdito, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal.” ( I Samuel 15:21) O povo queria o sacrifício, NO ENTANTO NÃO QUERIA OBEDECER. Como está escrito em I Samuel:

I Samuel 15:22-23
“Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, COMO EM QUE SE OBEDEÇA À PALAVRA DO SENHOR? EIS QUE O OBEDECER É MELHOR DO QUE O SACRIFICAR, E O ATENDER, DO QUE A GORDURA DE CARNEIROS. PORQUE A REBELIÃO É COMO O PECADO DE ADIVINHAÇÃO (feitiçaria), E A OBSTINAÇÃO É COMO A INIQUIDADE DE IDOLATRIA. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.”
 Não importa quantos sacrifícios fazes ao Senhor. O que importa é a tua OBEDIÊNCIA a Ele. Só os sacrifícios que o Senhor mandou fazer são sacrifícios aceitáveis. Serviço genuíno só pode ser aquele SERVIÇO QUE O SENHOR ORDENOU. Tudo para além disso, mesmo sendo feito em nome Dele é desobediência, ação dirigida pela velha natureza com a aparência da nova. Como Jesus Cristo disse:

João 7:16-18
“Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. QUEM fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.”

Saul tentou agradar aos homens. Tinha mais consideração pela opinião deles, do que por Deus e pela Sua opinião. Ao aceitar mais tarde haver pecado, o que ele tinha medo de perder não era a sua relação com Deus mas o respeito do povo: “Depois Saul disse: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus”. David, o sucessor de Saul também cometeu adultério e assassínio. No entanto quando Nathan o confrontou (II Samuel 12:1-14) a sua preocupação, não era o seu trono mas o seu relacionamento com o Senhor (Salmos 51). Esta foi a razão pela qual David, ao procurar restabelecer a sua relação com Deus, foi absolvido, enquanto Saul, procurando o trono foi rejeitado.

2. O exemplo de Abraão

No oposto do exemplo do Saul existe o exemplo de Abraão. Provávelmente todos conhecemos a história de Abraão e Isaac. Isaac era o único filho de Abraão e Sarah. Éra também o filho prometido por Deus e pelo qual esperou por muitos anos. Mesmo assim, um dia, Deus mandou Abraão sacrificar Isaac:

Gênesis 22:1-2
“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaac, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.”
 Deus sabia perfeitamente quão grande era o amor de Abraão por Isaac. Ele sabia que era “o seu único filho que ele amava”. Sobretudo porque foi Deus que lhe deu Isaac. No entanto, amava Abraão mais Isaac, a benção de Deus, do que ao próprio Deus? Tendo de escolher entre os dois, quem ele iria realmente escolher? Submetia-se ele à vontade de Deus, mesmo que isso implicasse um altíssimo custo pessoal ou, revelava-se como Saul, fazendo o que ele próprio queria? Colocando a pergunta a nós mesmos: seguimos Deus porque queremos realmente conhecê-Lo e ter a Sua amizade; ou seguimo-Lo só por causa das Suas bênçãos, os “Isaac” que Ele nos deu, ou esperamos que Ele nos dará? Honestamente o que faríamos se, como no caso de Abraão, fossemos chamados a pôr no altar a maior das bênçãos recebidas por Deus, ou que esperamos que Ele nos dê? Seriamos capazes de o fazer? Apesar das bênçãos do Senhor serem incontáveis não é suposto serem elas o nosso objectivo na relação com Ele. O nosso foco deve ser conhecê-Lo intimamente E AO SEU MARAVILHOSO FILHO, JESUS CRISTO. Como disse Paulo:

Filipenses 3:8-15
“Sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, .... para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição DENTRE os mortos.”
 TUDO, mesmo a maior das bênçãos deste mundo não é mais do que lixo em comparação à EXCELÊNCIA da sapiência de Jesus Cristo o nosso Senhor. Voltando a Abraão. Vamos ver o que ele fez afinal:

Gênesis 22:3-10
“Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaac, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós. Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaac, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. Então disse Isaac a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaac: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaac, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.”
Abraão fez exatamente o que Deus lhe tinha dito. Seguramente não foi a coisa mais agradável da sua vida. Ele, igual aos outros homens na Bíblia, não eram robôs a executar a vontade de Deus de forma mecânica. Eles eram como nós, humanos com livre vontade que escolheram submeter-se a Deus por vontade própria. A sua obediência não era automática mas “VINHA DO CORAÇÃO.” Esta é a única obediência de que fala a palavra de Deus. Deus não queria robôs, homens de gelo que executariam a sua vontade mecanicamente sem ser pelo coração. Ele queria gente que O AMASSE COM TODO O SEU CORAÇÃO, ALMA, MENTE E FORÇA. (Marcos 12:30) Ele queria seres com livre vontade que decidiam a partir DO CORAÇÃO submeterem-se à vontade de Deus. Voltando a Abraão, ele seguiu a Palavra de Deus apesar de parecer implicar a perca do seu único filho. Porém quando chegou ao momento decisivo o Senhor interferiu:

Gênesis 22: 11-12, 15-18
“Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra;PORQUANTO OBEDECESTE À MINHA VOZ.”
 O propósito desta prova foi o de verificar se Abraão ia obedecer a Deus; mesmo que isso implicasse o sacrifício da Sua bênção. Saul e Abraão, foram ambos abençoados por Deus. O primeiro foi feito rei de Israel. O segundo teve a promessa de que, através da sua semente todas as nações seriam abençoadas. Todavia havia uma grande diferença entre eles. A sua diferença era que o primeiro, Saul, procurava as bênçãos e a sua defesa. Isso em contrapartida fez que entrasse em desobediência e caísse.
Por outro lado, o segundo, Abraão, procurava Aquele que abençoa, recuperando o seu filho juntamente com a confirmação de que a sua semente e ele seriam abençoados.

3.Conclusão

Examinámos no tema acima, a obediência a Deus. Mesmo não sendo o exame forma alguma exaustivo, espero que tenha ficado clara a importância do assunto. Como diz em Miqueias 6:6-8:

Miqueias 6:6-8
“Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? ELE TE DECLAROU, Ó HOMEM, O QUE É BOM; E QUE É O QUE O SENHOR REQUER DE TI, SENÃO QUE PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A BENEVOLÊNCIA, E ANDES HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS?”
 Tudo o que Deus quer de nos é que ajamos de forma justa, que amemos a misericórdia e de andemos humildemente com Ele. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; (I Pedro 5:6). Desobediência, fazendo o que o Senhor não disse ou não fazendo o que o Senhor disse, é uma ação separada de Deus. Não importa o que façamos ou as intenções que possamos ter. O que importa é se aquilo que está a ser feito vem da obediência a Deus, como o sacrifício de Abraão, ou por desobediência, como o sacrifício que Saul disse ser sua intenção fazer.

Tassos Kioulachoglou
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...