quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO






A oração é a maior evidência de uma fé verdadeira. É a demonstração de que a alma busca um contato com Deus, em quem ela crê. A oração cria uma comunhão real e estabelece um vínculo entre Deus e seus filhos. A Bíblia expõe muitos exemplos de oração. O exemplo da oração de Jesus é o mais instrutivo. O segredo da vitória de Jesus estava na oração. Muitas vezes foi o seu rosto umedecido pelo orvalho e quando solitário escalava os montes da Palestina para suas orações. Seus discípulos, sentindo que não tinham com Deus a comunhão que observavam na vida do mestre, aproximaram-se dele e pediram: “Senhor, ensina-nos a orar “ (Lc 11:1). Jesus prontamente os orientou na prática da oração. Ensinou aos discípulos, com palavras, aquilo que já lhes havia ensinado com o exemplo. E por assim ser, qualquer estudo da doutrina da oração na vida do crente teria de começar, necessariamente, com a oração observada na vida e nos ensinamentos de Jesus. Ele começava o dia com oração (Mc 1:35 ); orava ao entardecer (Mc 6: 46,47); foi com oração que começou sua vida de trabalho (Lc 3:21); costumava passar a noite em oração (Lc 6:12); orava com seus discípulos (Lc 9:28); no Getsêmane (Mt 26:36); com seus seguidores (Lc 22:32); orou na cruz (Lc 23:34); chamou a atenção para o poder da oração (Mt 26:53); deu aos discípulos a oração modelo conhecida como Pai Nosso (Mt 6:9-13). Se Jesus, sendo divino, sentia a necessidade de comunhão com o Pai, é evidente que nós, possuidores de uma vida cristã, devemos pôr a oração em lugar de destaque no nosso programa de atividades diárias.


O que é orar?

Orar é um grande privilégio.  Orar é falar diretamente com Deus, nosso pai. Não abra mão disso, jamais. É nesses momentos que você estreita sua amizade com o pai e criador. Orar é abrir o coração a seu melhor amigo, que sempre estará ao seu lado, desejoso de abençoá-lo. Portanto, saiba que você não somente pode falar diretamente com Deus, como deve fazê-lo como ele quer. Deus deseja que cada um dos seus filhos o busque com fé (Hb 11:6). Com isso ele nos dará muitos presentes espirituais e materiais.


Por que orar?

Se Deus já conhece minhas necessidades, por que então devo orar? Esta é uma dúvida comum, porém satisfatoriamente esclarecida pela Bíblia. Primeiramente, eu diria que orar é uma necessidade da alma humana. Não se deve orar somente para pedir, mas principalmente para se estar com Deus. Somos nós que precisamos da oração e não Deus (Lc 22:39-46). Em segundo lugar, o próprio senhor Jesus deixou o exemplo para ser seguido, e várias vezes incitou os discípulos a orar (Lc 5:16, 11:9,10,Mc 1:35). Em terceiro lugar, é através da oração que unimos nossa vontade à vontade de Deus, e, desse modo, interferimos na história (Lc 5:12,13), ou, simplesmente, ficamos conhecendo a vontade de Deus e comunicamos a nossa (IICo 12:7-10, At 1:24,25). E por fim, oração é sinal de vida espiritual: os mortos não louvam e não oram (Sl 72:20, 150:6).

Mas eu não sei orar...

Você diz que não sabe orar? Até que este é um ótimo começo: sua humildade. De fato, a Bíblia diz que: “... porque não sabemos orar como convém...” (Rm 8:26). Portanto, como o Espírito Santo habita em você pois você agora é um filho de Deus (templo do espírito), ele conhece as intenções do seu coração e intercede a seu favor. Deus é infinitamente bom. Será que você tem alguma dúvida a esse respeito?

Orar sim, Rezar não!

Não rezamos, oramos. Enquanto orar é dialogar com Deus, de maneira racional e espiritual, rezar é repetir uma série de frases, de forma mecânica, recitando palavras que não são de autoria de quem reza e que não nasceram em seu coração. Jesus, referindo-se a tais pessoas, disse: “... não useis de vãs repetições...” (Mt 6:7).  Isso é, segundo Jesus, uma presunção. Deus não quer robôs repetindo frases e sim filhos conversando com ele. Imagine se ao encontrar a namorada, alguém pegasse o gravador, apertasse o play, e a fita começasse a soar: “Eu te amo, eu te amo, eu te amo! Eu te amo muito, eu te amo muito, eu te amo muito!...” Deus quer ouvir você, suas alegrias, seus anseios, suas dificuldades, suas tristezas. Ele é seu melhor amigo. Como diz um cântico: “Nele você pode e deve sempre confiar”. Jesus, ao ensinar seus discípulos a orar não teve intenção alguma de fazê-los repetir continuamente as frases da  Oração do Pai Nosso (Mt 6:9-13). Basta ler o restante da Bíblia para ver que os mesmos discípulos nunca a repetiram, mas oravam a Deus sempre de maneira espontânea, natural, consciente. Rezar é invenção humana, mas oração é uma conversa franca e aberta do homem com o seu criador, orar é necessidade espiritual.

Fazendo de Deus um amigo

Qualquer relacionamento humano só pode ter sucesso se houver comunicação em duas direções. Quando lemos a Bíblia em espírito, ouvimos Deus falando conosco. A oração é a complementação dessa comunhão com Deus, pois é o momento em que ele nos ouve. Certa vez, uma pessoa repetiu o que aprendera desde cedo: “Deus está tão ocupado com tanta coisa, que não me atrevo a lhe dirigir meus pedidos”.  Deus  é onisciente, onipresente, onipotente. Ele sabe de tudo, está em todos os lugares e capaz de tudo.  A verdade absoluta – como você irá perceber em todo este estudo – é que Deus quer que você tenha um relacionamento direto com ele. Imagine a situação difícil que você enfrenta cada vez que tem alguma coisa a dizer, mas não encontra a pessoa adequada para com ela desabafar ou conversar a respeito de seus planos, suas lutas e preocupações... Isso gera naturalmente uma enorme ansiedade. Na verdade, se compartilhamos nossas preocupações com amigos é porque confiamos neles. Mas, e com relação a Deus, o que acontece? A Bíblia nos aconselha a não andarmos ansiosos com nada, e a forma de conseguir isso é conversar com nosso Pai a respeito de tudo, tudo mesmo! (Fp 4:6).

Como orar
 1-   Com fé

Nem todas as orações são feitas com fé. Algumas não passam de gestos mecânicos e expressões decoradas.  Se você deseja alcançar uma bênção, uma resposta de Deus, e tem algo a pedir-lhe, não peça apenas por desencargo de consciência, mas com fé (Tg 1:6-8). Note que se a pessoa é espiritualmente instável, de ânimo dobre, como classifica a Bíblia (duas vontades, dois ânimos, duas inclinações, que variam conforme a ocasião), ela na realidade não tem fé. Talvez em algum momento, levada por uma vontade passageira haja abraçado a fé, só que fé genuína é certeza concreta Que você ore sempre com fé, pois assim alcançará vitória.

Þ      Fé não é “vontade”, é “certeza”

Alguns confundem “fé” com “triunfalismo”. Fé não significa “pensamento positivo” nem “desejo” de vitória, mas “certeza” da vitória. Dizemos isso porque há pessoas que não crêem no que estão pedindo: apenas repetem frases para tentar alcançar as bênçãos, sem, no entanto, ter certeza da resposta.

É algo como “plantar verde para colher maduro”. Fé não condiz com mentira, com hipocrisia. Fé combina unicamente com a verdade, mesmo que esteja acima de uma realidade. A única exigência é não ser alicerçada sobre falsidades. Você tem que falar com Deus aquilo que está de fato sentindo, pensando, ou realmente crendo ser realidade. Deus quer sua sinceridade em reconhecer e expor seus limites, e não apenas que exponha “o que Ele, no seu entender, desejará ouvir”. Fé é realidade, certeza, convicção plena. Ore a palavra de Deus, isto lhe acrescentará mais fé e as promessas de Deus se cumprirão em tua vida.

2-   Confessando seus pecados a Deus, sem lhe esconder nada

Davi foi considerado “o homem segundo o coração de Deus”. Mas Davi fez coisas erradas e, afirmaríamos, com razão. Contudo, o que Deus via de belo nele era exatamente sua transparência. Ele abria seu coração e reconhecia seus erros diante de Deus. Que relacionamento! (Sl 51:2-3). Alguns tentam esconder seus pecados de Deus (como se isso fosse possível), e, em suas orações, lhe dedicam muitos louvores, crendo que assim ele os ouvirá. Mas o próprio Davi sabia que se agisse dessa maneira, Deus não o ouviria. É o que ele afirma ao confessar sua vaidade (Sl 66:18). Mas, e quando pecarmos? Bem, a Bíblia nos orienta sobre o que fazer (IJo 1:9 e 2:1) É sempre bom lembrar que não devemos carregar culpa no coração, pois o diabo quer usá-la para que sintamos “medo ou vergonha” de orar a Deus. Com ou sem culpa devemos orar sempre, começando por pedir perdão por ela.

3-   Ore em nome de Jesus

Oramos ao pai sob o nome daquele que, como homem, sofreu o que sofre qualquer um de nós (e muito mais) e entende nossas dificuldades. É por isso que podemos chegar a Deus única e exclusivamente através de Jesus. Não se chega a Deus por meio de Maria ou qualquer outro, isto é mentira satânica (ITm 2:5). Muitos são ensinados a crer que somente os chamados sacerdotes podem aproximar-se de Deus, como se tivessem uma autorização especial. Contudo, a Bíblia diz que todos nós, salvos em Jesus Cristo, somos hoje ”sacerdócio real” (1Pe 2:9). Portanto, todos temos o direito de falar com Deus. Mas se existe “autoridade” espiritual para fazê-lo, somente aquele que venceu o pecado pode requerer algo diante dele: Jesus (Hb 7: 26). Portanto, ele pode representar a humanidade diante de Deus, pois foi como “homem” que venceu a tudo. Por isso o texto de (ITm 2:5) termina dizendo “Cristo Jesus, homem”.

 4-    Ore com persistência

Outra orientação é que você persevere em oração. Se por um lado, a Bíblia afirma que tudo quanto pedirmos, crendo receberemos (Mc 11:24), muitas vezes a resposta talvez demore a chegar, o que pode gerar desânimo. Não desanime; persevere! A promessa foi feita e há de ser cumprida, mas o tempo ideal é assunto que diz respeito unicamente a Deus! O desânimo é reflexo de falta de fé, e sem fé, como afirma a Bíblia, “é impossível agradar a Deus”. Sem fé não se alcança a vitória (Lc 11:9). Não é só pedir, mas buscar; insistir!Desistir do que Deus determina não está no vocabulário do cristão verdadeiro.

5-    Ore com o coração agradecido

Um pormenor importante a ser compartilhado é que muitos cristãos oram tão-somente quando estão querendo algo. Isso não é lícito, mas constitui apenas parte do que a Bíblia nos ensina a fazer. Imagine você conversar com seu pai somente quando for lhe pedir a mesada... ou procurar sua esposa, seu marido apenas nas ocasiões em que espera que lhe faça determinadas tarefas, ou cumpra algum anseio seu... Dizer que se ama a Deus é muito fácil. No entanto, quando se ama de verdade surge o desejo de louvar e agradecer. E o que lhe devemos agradecer? Como Deus nos dá além do que pedimos ou pensamos, e sua misericórdia e bondade são tamanhas ao ponto de tudo cooperar para o nosso bem (Rm 8:28), não temos nada além de TUDO para agradecer-lhe. (1Ts 5:18).

 6-       Ore pelos outros (intercessão)

O Evangelho é uma notícia tão maravilhosa que nos traz desejo de compartilhá-la com todos os que nos rodeiam. Frequentemente não encontramos muita disposição nas pessoas para nos ouvir. Neste caso podemos utilizar a oração como uma arma de guerra na esfera espiritual, a fim de que vidas se convertam ao evangelho (1Tm 2:1-4). Em outras palavras, Deus quer que oremos pela salvação de todos os homens (através do conhecimento da verdade do evangelho), sem nos esquecer das autoridades instituídas (tanto espirituais quanto sociais). Isso significa, em outras palavras, intervenção na esfera espiritual, a fim de abençoar vidas.

 7-    Contemplando a Bíblia

A leitura da palavra de Deus, feita em atitude humilde e a meditação diária planejadas, resulta em fé, em poder e em vontade de orar (Jo 6:63).

 8-     Esperando quieto até que ele fale

A oração não consiste em uma só pessoa a falar. Assim como deixamos que Deus nos fale, enquanto examinamos a sua palavra, devemos possuir imenso deleite em deixá-lo falar conosco depois de terminada a nossa oração. Ao ignorarmos o silêncio da comunhão, perdemos muita experiência sobre o amor divino. É sobre os corações quietos e tranqüilos que cai o orvalho da divina bênção (IRs 19:12, Mt 6:6).

A oração e seus aspectos práticos

A estrutura da oração

A oração, assim como a Bíblia, possui aspectos práticos dentro de sua estrutura. Dentro da estrutura da oração, encontramos: louvor e adoração, agradecimento, confissão de pecados, petição e intercessão.

a) Louvor e adoração: Ao orarmos devemos ter em mente a certeza de que Deus nos responderá. Deus está buscando, ainda nos dias de hoje, adoradores cuja adoração seja espontânea e que brote do fundo da alma, o que agrada muito ao coração de Deus (Sl 95:5, Hb 13:15,  1Pe 2:5).

b) Agradecimento(ações de graça): Devemos agradecer ao Senhor por tudo que temos recebido, pelos seus poderosos feitos em nossas vidas (Lc 17:18, Fp 4: 6, 1Ts 5:18).

c) Confissão de pecados: Assim como a adoração e a gratidão são importantes numa oração, o mesmo acontece com relação à confissão dos nossos pecados.   “Sê propício a mim, pecador” esta é a melhor maneira de falarmos com Deus (1Jo 1:9).

d)  Petição: Devemos sempre apresentar a Deus em oração os nossos pedidos, e Jesus nos orientou a pedir (Mt 7:1,2; Jo 16:24). Mas não devemos nos esquecer que Deus é onisciente, ou seja, Ele sabe de todas as nossas necessidades antes mesmo que as coloquemos em palavras (Mt 6:8). Por isso, devemos evitar o só pedir, pedir e pedir a Deus. Devemos sempre manter um espírito de louvor e gratidão, pois fazendo isso já recebemos grande parte da solução de nossos problemas.

e)  Intercessão: A recomendação bíblica é que devemos orar por todos os homens (1Tm 2:1). As orações devem ser feitas em favor de:
           

  • Doentes (Tg 5:14)
  • Inimigos (Mt 5:44)
  • Santos (irmãos em Cristo ) (Ef 6:18)
  • Todas as coisas (Fp 4:6)
  • Todas as autoridades constituídas (ITm 2:2,3)

Orar é fazer com que situações na esfera espiritual sejam modificadas. É destruir interferências malignas na nossa vida. É entrar em guerra. O crente que o diabo mais teme é aquele que dobra sempre os joelhos em oração. A oração faz com que você aprenda a confiar em Deus e a saber que ele ouviu seu clamor. A oração é uma prova de fé, e a fé gera a oração. Pela oração, Deus não somente lhe responde como abre seus olhos espirituais para que você enxergue fatos importantes que nem espera, ou mesmo, nem sonha acontecer. É Deus falando de maneira clara e direta com você (Jr 33:3).


Impedimentos à oração

Dentre as muitas advertências que a Bíblia nos faz com respeito aos impedimentos à oração, destacamos as seguintes:

a)     Desobediência à palavra de Deus (Pv 28:9)
b)     Duvidar da fidelidade de Deus (Tg 1:5,6)
c)     Vontade própria como obstinação (1Sm 15:22,23)
d)     Falta de reconciliação com os irmãos ofendidos (Mt 5:23,24)
e)     Rancor (Mt 6:14,15)
f)      Egoísmo (Gn 15:2)
g)     Ingratidão a Deus (Rm 1:21,  Lc 17:15 - 19)
h)     Adoração a ídolos (Ez 14:3)

Benefícios da oração

São incontáveis as bênçãos que Deus derrama sobre os crentes que vivem em espírito de oração. Podemos mover as mãos de Deus e seu poderoso exército (2Rs 5:17) quando oramos com fé (Hb 11:6). Eis alguns benefícios que a oração faz:
a)  Deflagra em nós um processo de continua conversão - “Examine-se pois, o homem a si mesmo ... “(1 Co 11:28)
b)   Durante um vendaval, Deus modifica a tempestade ou modifica o homem que está nela (Mt 14:22-33)
c)   Abre as portas para a pregação da Palavra de Deus (Cl 4:3)
d)   Guarda-nos na hora da tentação (Mt 26:41)
e)   A cura das enfermidades (Tg 5:14)
f)    Nos dá vitórias (Dn 6:10-22)
  
Não importa quantas vezes oramos por dia, o ideal é andarmos com Deus. Note, porém, que andar com Deus não é orar. Também não é só dizer “oi Deus, estou aqui”. Orar é um momento especial de fortalecer o espírito, recebendo a vida de Deus, de ampliar as perspectivas de vida, de unir-se ao criador e de regozijar-se nele. Na vida não há maior experiência do que esta: promover um encontro com o nosso Pai celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...