sábado, 28 de setembro de 2013

ESPERANDO EM DEUS A PESSOA CERTA


Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.Salmo 31.24

Até quando esperar em Deus vale a pena?

Um amor da maneira de DEUS

Confesso que não é fácil escrever sobre esse tema. Aliás, trata-se de meus sonhos, expectativas, esperança, fé, renúncia e futuro. Deve ser mais fácil contar o testemunho da benção, do sonho realizado, da expectativa superada do que contar sobre a ESPERA por ela.  Mas sei que, assim como eu, existem muitos cristãos que decidiram entregar toda a sua vida a Deus, e isso inclui, claro, a área sentimental.
É por viver esse tempo de “espera” que quero aproveitar e compartilhar com vocês um pouco do meu testemunho, pois tenho aprendido que ESPERAR em DEUS é sim um grande privilégio, ainda que envolva muitas renúncias, dores e incompreensões.
O único que pode satisfazer-nos por inteiro é JESUS; e enquanto essa verdade não estiver gravada em nosso coração, jamais conseguiremos viver a plenitude das coisas excelentes que Deus tem reservado para nós.
A felicidade não se encontra na união de um casal, mas em um relacionamento verdadeiro com Deus. Não gosto do sistema atual; em que a maioria das pessoas só consegue sentir-se satisfeita na vida se tiver um “namorado” ou uma “companhia” ou, ainda, se “ficar” com alguém. Sim, eu sei que não é bom que o homem fique só… é bem melhor serem dois que um… aliás, isso é bíblico – mas não é desse modo que encontramos a satisfação plena da existência humana.
Essa mentalidade errada de que só seremos “completos” ou “plenos” quando tivermos um namorado(a) ou esposo(a) acaba por gerar relacionamentos insatisfeitos e fracassados. Antes, temos que buscar a satisfação em nosso relacionamento com DEUS e em Seus princípios. Somente assim poderemos desfrutar de um relacionamento saudável e feliz com outra pessoa.
Frase para reflexão: Não existe relacionamento perfeito, mas éplenamente possível viver feliz e satisfeito a dois.
Deus mesmo nos fez homens e mulheres e ELE mesmo tem prazer nessa união, porém, a união estipulada por Deus é diferente daquela preconizada pela sociedade. Deus visa ao que é eterno e o mundo se prioriza o que é momentâneo. Enquanto Deus valoriza e exalta os princípios fundamentais na vida de um homem e de uma mulher, o mundo os iguala e os rebaixa a um nível de mediocridade, indiferença e egoísmo.
Nós, que não temos namorado, somos diariamente cobrados a “arrumar um namorado”, quase como se isso fosse nossa obrigação e a estivéssemos negligenciando! Você também se sente assim? Observe: nós mesmo nos cobramos isso, a sociedade nos cobra, os amigos, os familiares, as situações, etc.
Não obstante, essa cobrança desnecessária gera ansiedade, carência e preocupação em nossos corações. E são exatamente essas as armas que o inimigo usa para nos fazer sucumbir à pressão e desanimar, pois ele sabe que quando nos sentimos assim, deixamos de desfrutar do nosso relacionamento com DEUS em sua integralidade. E esse sim, o relacionamento mais lindo que pode existir.
Precisamos ficar atentos com um detalhe: Deus está mais interessado na pessoa com quem vamos nos casar do que nós mesmos! Não há motivo para se preocupar se você, assim como eu, tiver feito uma aliança de ESPERA com o Senhor nessa área de sua vida. Sim, vale a pena manter-se firme diante das pressões!
Acredito que Deus tem uma pessoa certa para cada um de nós. Infelizmente, por precipitação, desobediência, falta de orientação, entre outras razões, muitos fazem a escolha errada e sofrem sérias consequências por isso, algumas irreparáveis. Por ter essa certeza e ver a frustração de muitos nessa área, fiz uma oração que foi um divisor de águas na minha vida. Foi assim:
“Senhor”, orei, “quero te honrar nessa área da minha vida, quero fazer uma aliança com o Senhor. Quero esperar pela pessoa que o Senhor tem separado para mim e honrá-lo desde já com minhas atitudes, mesmo sem ainda o conhecer ou, conhecendo, sem saber que é ele”.
Eu estava disposta a abrir mão de todas as oportunidades de me relacionar com outros rapazes, e me guardar para aquela pessoa que Deus tem separado para mim. Eu só não imaginava que essa oração me custaria tão “caro” ao longo de toda a minha juventude. Até parece que é muito longa, afinal só tenho 21 anos. Mas, que é difícil é! Risos!
Após essa oração, Deus me deu uma Palavra que se encontra no livro de Provérbios:
“Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida”  Pv 4:23
cofre-com-joia-interior 
onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração… risos


Mas, afinal, o que é guardar o coração?

Em suma, guardar o coração é ESPERAR somente em Deus e não se precipitar com as emoçõesÉ fugir do comprometimento de seus valores, buscar orientação nas verdades das Escrituras e não em sentimentos, que são volúveis por natureza. Guardar o coração é estar com o coração preenchido pela presença de Jesus, e não ter espaço para que nada nem ninguém ocupe lugar de maior importância.
É se preocupar com as coisas do REINO e não com satisfações e interesses próprios. É seguir o roteiro do Senhor e não suas próprias idéias. É saber que Deus já separou uma pessoa para você e que seu coração já tem dono. Guardar o coração nem sempre é fácil mas, acreditem, vale a pena!
Sei que foi a partir do momento que entreguei ao Senhor esse meu sonho, de ser feliz ao lado de alguém de Deus, segundo os princípios bíblicos, que a minha história começou a ser escrita por Deus, e isso me faz acreditar a cada dia que Ele não demora… Ele CAPRICHA !

Guardando o coração: um privilégio que envolve muitas renúncias

God-is-working-for-me Deus está trabalhando por mim, por isso vou esperar nEle.
O tempo de espera pode sim ser o melhor tempo de nossas vidas. A espera é um instrumento de Deus, que Ele usa para nos moldar, tal qual um ferreiro molda suas peças. Às vezes, somos lançados no fogo, em outras, na água e, como se isso fosse pouco, ainda tem as marteladas… Dói e demora, lógico, mas é um método maravilhoso que Deus usa para nos capacitar tendo em vista grandes projetos. Deus usa o tempo de espera com o intuito de nos preparar para receber a bênção! 
Na prática, Esperar em DEUS não é fácil! Acredite, para mim também não está sendo nada fácil! Estou enfatizando isso, pois alguns podem pensar que até aqui tem sido fácil! Mas, de outro lado, quero deixar claro que, diferente que muitos julgam, não é algo tedioso e desanimador. Tudo depende da forma como você “espera”.
O que você faz enquanto espera? Como você espera? Ansioso? Murmurando ou com gratidão? Espera duvidando que DEUS sabe o que é melhor para você? Espera resmungando porque não gosta de esperar? Se nos entregarmos a Deus sem reservas, com certeza, sem reservas receberemos o melhor de DEUS, pois ELE é detalhista, ELE cuida com um cuidado especial daqueles que confiam que Sua vontade é boa, perfeita e agradável!
É exatamente assim: quando entendemos o propósito da ESPERA do amado(a), temos esse tempo como o melhor de nossas vidas, pois somos capazes de esperar com alegria pelas experiências pessoais com o próprio DEUS e sabemos que este é um tempo único para crescermos em outras áreas. E tenho visto o sobrenatural de DEUS em minha vida enquanto ESPERO. Sim, mesmo diante de tantos momentos difíceis. E isso tem me deixado cada dia mais maravilhada: Tudo o que tenho visto me ensina a crer no Criador por tudo o que ainda não vi!
O tempo de espera, ainda que não vejamos, é um tempo onde estamos sendo moldadas(os), preservadas(os) e livradas(os). Para as moças, digo eu (e não Paulo, risos): Deus tem te livrado de muitos “lobos” vestido de ovelhas. Aos rapazes: Deus tem te livrado de mulheres cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras (ou algemas)! Ec 7.26.
Observação: Claro que não se trata só de “lobos” e mulheres como esses casos descritos na Bíblia. Algumas vezes DEUS tem te livrado simplesmente por não ser o TEMPO CERTO ou a PESSOA CERTA, ainda que seja uma boa pessoa! Assim, sentimos paz em nosso coração e entendemos que se tentarmos “apressar” a Deus, os resultados tendem a ser desastrosos.
O sonho da maioria das pessoas é constituir uma família. Moças podem até sonhar mais, ou começar a sonhar antes… mas, sem dúvida, isso também se torna um sonho no coração de todo homem! Estamos vivendo em uma época onde o amor tem sido banalizado, as formalidades do casamento já não têm sido o suficiente para mostrar a seriedade do ato.
Não obstante, casa-se para ter uma companhia, casa-se por “paixões avassaladoras”, para suprir carência, por status, para dizer que casou, para realizar o sonho e até para sair de casa. Casa-se porque está na idade ou passando da idade, porque já se realizou profissionalmente, etc… Mas, raras são as vezes em que se CASAM pensando nos votos de viver para sempre ao lado daquela pessoa!
Nesse ínterim, vemos cada vez mais CASAMENTOS fadados ao fracasso. Citarei aqui algumas razões desse fracasso, que claro, começa no namoro, na escolha do cônjuge: 
1- Namorar sem propósitos. Isso é pura perda de tempo. Brincar com o coração pode nos machucar emocionalmente e, às vezes, profundamente!
2- Não ter JESUS como a base do relacionamento;
3- Namorar sem ter a idade para assumir um compromisso. A coisa certa no tempo errado é a coisa errada! Tudo tem o seu tempo! Não pule etapas da sua vida!
4- Colocar-se em jugo desigual (2 Co 6:14-18) – A união deve possuir compatibilidade de fé.
5- Namoro baseado na paixão (1 Co 13:4-7,8a);
6- Não ter a Bíblia como regra de fé e prática;
7- Não ser criterioso e deixar de observar o caráter da pessoa (Tito 2:6). Diz-se que o amor é cego, mas que o casamento abre os olhos! Deve se namorar com os olhos bem abertos! E com os ouvidos também… risos
8- Não levar em conta a beleza interior.  Este critério é um bom alicerce para o casamento (Leia Provérbios 31:30).
Você deve estar se perguntando: o que esperar em Deus tem haver com tudo isso? Tudo! Sabe por quê? Porque a cada dia vejo milhares e milhares de jovens se precipitando, perdendo tempo com namoros errados, pensando que brincar com o coração não lhe causará danos (pura ilusão…), se entregando ao primeiro(a) que aparece com aquele joguinho de conquista.
Se bem que, hoje em dia, os homens nem tem se dado muito ao trabalho de conquistar né? Aliás, muitas vezes eles não tem nem paciência para isso, não é verdade, cara leitora (hahahaha)? E assim, o tempo vai passando, e jovens que tinham tudo para viver o amor em toda sua plenitude, vão abrindo mão dos sonhos de Deus.

Eu escolhi esperar(*)

waiting-love
Certa vez eu ouvi uma pessoa dizendo que ao longo da vida tomaríamos muitas decisões importantes, mas dentre elas existem três de maior relevância:
 1- Aceitar a Jesus e tê-lo como único Senhor e Salvador de nossas vidas.
 2- Escolher o cônjuge que vamos construir nossa família.
 3- Decidir a profissão que iremos seguir. Essa fica em terceiro lugar, pois podemos mudar de acordo com as nossas possibilidades e das dificuldades encontradas.
Essa frase me deixou pensativa… sempre fui uma menina de buscar a orientação de DEUS em tudo e a partir daí percebi que eu precisava ser cautelosa com o item 2. Essa era uma área onde ter o “dedo de DEUS” era imprescindível para a minha felicidade.
Nós não podemos escolher quem vai ser nossos pais, mães e irmãos; mas somos responsáveis pelos pai (ou mãe) que escolheremos para nossos filhos. Nessa certeza, eu entreguei ao Senhor o meu direito de escolha, eu sabia que eu não iria escolher bem, pois os padrões de Deus são diferentes, e certamente melhores que os nossos. Por isso: EU ESCOLHI ESPERAR EM DEUS!
ESPERAR em DEUS é renunciar as ofertas do mundo, abrir mão do nosso direito de ESCOLHA, é abrir mão de nossas vontades – é fazer uma aliança com o Senhor! Esperar em DEUS, diferente do que muitos pensam, não é insegurança: é colocar nossa segurança em Cristo! Esperar em DEUS não é desperdício, pelo contrário, é INVESTIMENTO!
 Deus nos dá a liberdade de escolher o SEU plano, ou o nosso. Veja:
“Ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade.”
Deuteronômio 30.19
Me recuso a ouvir o que dizem as pessoas que optam por viver o PLANO B de Deus, que não acreditam mais no Verdadeiro AMOR, e que insistem em tentar me convencer que tenho desperdiçado a “MELHOR” fase da minha vida. Mantenho meu coração sensível à voz de DEUS para que eu fique atenta a cada sinal que ELE me dê como resposta de oração. E peço a Deus que você, querido leitor, também se mantenha firme nesse tempo de espera.
Para cada escolha, uma renúncia. Já ouviu essa frase? Nossa vida de espera, está debaixo da lei que diz que tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará (Gl 6.7). Mais uma vez, é uma questão de escolha: Se esperamos doSenhor, do Senhor receberemos. Se esperamos do mundo, do mundo receberemos.
 Eu escolhi esperar pelo plano de Deus, e sei que ELE não precisa de minha ajuda nem de meus conselhos!
Sabe, desde muito nova, eu escolhi esperar. Eu escolhi guardar o meu coração e tenho me mantido fiel à minha aliança com o Senhor (isso é Graça e Misericórdia de Deus!). Tem valido a pena cada dificuldade e cada “não” que já disse devido a esse grande compromisso que fiz com o Senhor. Sabe por quê? Porque não quero interferir de maneira nenhuma no roteiro que Deus escreveu para mim; sei que os planos dELE são melhores que os meus! Ele é o diretor que está escrevendo minha história, e quero deixar Ele bem à vontade para me destinar um final feliz!
 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8-9

Aquilo que vale a pena ter, vale a pena esperar

waiting-for-rigth-time 
Esperando pelo tempo certo, pela oportunidade certa.
Segundo os padrões do mundo, estou vivendo a fase boa da vida, e muitas pessoas me questionam o porque eu não tenho namorado, ou porque estou há tanto tempo sozinha. Acreditem em mim, não sou nenhuma mulher-maravilha. Não é fácil tomar a decisão de esperar no Senhor. As pressões crescem a cada dia. Mas, em meu coração, tenho a convicção de que não há nada de mais precioso que podemos dedicar a Deus do que nossa JUVENTUDE. Por isso, uso o tempo que tenho para aprofundar meu relacionamento com Deus, sem me preocupar com que ELE pode fazer por mim, mas apaixonada por quem ELE É.
Eu não sinto vontade de ter simplesmente alguém. Eu sinto vontade de ter a pessoa certa ao meu lado. Quando digo “a pessoa certa” quero dizer alguém que “combine comigo”, alguém que acrescente em minha vida, e que venha para multiplicar (nenhum relacionamento é neutro, ou ele soma ou subtrai e a pessoa ou multiplica ou divide), alguém que, ao meu lado, mantenha minha vida com paz e alegria!
Sabe, eu prefiro ficar sozinha o resto da minha vida a estar ao lado de alguém que me faça sentir desgosto de viver, e é por isso que como dizem, sou essa “casca dura”, pois tenho guardado o meu coração para a pessoa certa. Como eu sei que a pessoa certa vem de DEUS, eu não estou nem aí para as opções do mundo. Veja só, até pesquisas recentes comprovam que vale a pena esperar e investir em um relacionamento saudável, do que ficar perdendo tempo com pessoas sem compromisso com seu futuro:
Pessoas casadas são mais felizes — Efeito não é imediato, e diferença só é percebida a longo prazo. Ou seja, quanto mais tempo de casado, mais feliz o casal! Ora, se conforme o tempo passa, você vai ficando mais feliz e satisfeito, eis aí mais um bom motivo para confiar em Deus e esperar a pessoa certa, no tempo de Deus!#precipitação_não
É verdade que a natureza humana nos exige muitas vezes alguém – e ela tem me exigido, e como! Mas, o que o mundo me oferece são prazeres momentâneos em troca da minha paz. São aventuras que satisfazem apenas à carência, mas não preenchem o coração. E não é isso o que quero para minha vida. Não mesmo!
Manter-se esperando em DEUS é um grande privilégio que nos proporciona PAZ!
Resolvi adotar os padrões de Deus. Sei que muitas pessoas me consideram inflexível, mas aquele que vive de acordo com os padrões de Deus não se importa em ser diferente. Pela força de JESUS mantenho-me firme e inabalável, esperando o melhor dEle para minha vida, sem pressa ou impaciência.
Eu sei que Deus tem uma pessoa separada para mim e, da mesma forma, ELE tem me separado para essa pessoa. Para todos os meus questionamentos, existe uma resposta em comum: “Tudo tem o seu tempo determinado!” Eclesiastes 3
Vivemos na famosa era do test drive, onde muitas pessoas namoram para testar. Namoro não serve para testar, pois nunca iremos achar alguém “perfeito”. Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar. O namoro deve ter propósitos, e minhas perspectivas são daqui para frente. Namorar por namorar é perca de tempo. Namorar por namorar é brincar com o coração. Namorar por namorar é apressar os planos de Deus.
Como uma fruta colhida ainda verde, ou uma flor cortada antes de se abrir, nossas tentativas de apressar o tempo de Deus podem estragar a beleza do SEU plano para a nossas vidas. A coisa certa, no tempo errado, é a coisa errada! (Joshua Harris)
Sei que não existe ninguém perfeito… eu também estou muito longe de ser assim, mas em tudo o que tenho visto e vivenciado, tenho absoluta certeza de que, através de Jesus, seremos perfeitos um para o outro. E, para os que já perderam as esperanças, eu reforço que ainda existem relacionamentos perfeitos (obs.: perfeitos no sentido de felizes e satisfeitos), e que são aqueles em que ambos mantêm seus olhos fitos em Deus, caminham juntos, sem tropeçar.
E se tropeçarem, um ao outro ajuda e diz: Esforça-te. Passarão por problemas juntos, tentarão encaixar-se em suas diferenças. Serão suporte um do outro. A felicidade de um se encontrará em fazer o outro feliz e vice versa. Serão confidentes, cúmplices, namorados, amantes e amigos. É utopia? Talvez sim, mas meu sonho é transformar essa utopia em realidade.
As circunstâncias e posições geográficas que vivemos não impedem que a vontade e o propósito de Deus se cumpra. Deus é mestre em escrever as mais lindas histórias de amor, e sei que a minha já está escrita pelas mãos do Mestre. O roteiro, Deus já escreveu… vou deixar o desenrolar da história em Suas Mãos. Eu só sei que estou nas mãos de um Diretor por Excelência!
Deus criou o amor à primeira vista: o de Adão e Eva. Existem outros histórias também como a de Rebecca e Isaque – um amor que já estava escrito e passou pela prova do tempo e circunstâncias para testificar que o Romance fazia plano do ROTEIRO DE DEUS.
Não ousaria seguir meus próprios planos, sei que os de Deus são infinitamente melhores. Muitas vezes, aquilo que achamos que é uma “benção” é apenas uma imitação grosseira. Deus vê o quadro inteiro – “tudo o que Deus faz, durará eternamente.” (Ec 3:14)
Se encontrarei alguém eu não sei. Mas eu me recuso a ficar no meio termo do mundo. Ou eu compartilho a minha alegria de vida com alguém que vem de DEUS ou eu continuo vivendo do jeito que está. Quero viver os sonhos de DEUS para mim!
Parece loucura? Loucura seria optar por traçar meus próprios e errantes caminhos! Quero viver tudo que DEUS planejou para a minha vida. Nada mais, nada menos!

http://www.papodegarotacrista.com

Um comentário:

  1. olá minha querida, meu nome é Sonia,me sinto tão abençoada com a tua história que mal consigo me exprimir, hoje foste uma bênção pra mim,muito obrigado por partilhar a tua experiência com Deus , tenho 34 anos de idade e mãe solteira,desde pequena que ouço falar de Deus e frenquento igreja, mais nunca tive a bíblia como regra de fé e prática, resultado fracasso um atrás do outro e doi doi muito, sinto pena da minha filha com 4 aninhos e sente tanta falta de ter um pai, por causa de minha desobediência falta de orientação, mais hoje tou determinada a meter em prática a palavra de Deus e esperar em Deus apesar de toda pressão que tenho tudo por parte de parentes amigos e mesmo a minha situação atual, quem me dera eu fosse sabia como tu,na tua idade não tinha a maturidade que tens e nem mesmo hoje sou, mais decido depender totalmente de Deus teu exemplo me encorajou muito, louvo a Deus pela tua vida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...