quarta-feira, 6 de março de 2013

A FAMÍLIA SOB ATAQUE (parte I)



O Problema
A Família está sendo constantemente atacada por muitos problemas, na verdade estamos em uma grande guerra, não há como escapar desta realidade, ou você é um guerreiro nesta luta ou uma vítima. Não há como ficar neutro nesta luta que é travada dia-a-dia sob o teto de nossos lares. E no centro desta batalha está a nossa família. Não há como fugir desta luta, temos que enfrentá-la. A Bíblia chega a ponto de nos dizer em Efésios 6:10-12 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas ou coisas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Noutra versão diz “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue.” Então queridos, é uma luta atroz, que devemos enfrentar.
A família está no meio de uma grande guerra, de uma grande batalha. A família é o alvo inerrante do inimigo, que não descansa, a ponto de vê-la destruída, dizimada, aniquilada. Desde de Éden o inimigo tem tentado destruir o primeiro fundamento humano, o primeiro relacionamento humano, o primaz da criação de Deus depois do homem, que é a família. Em Gênesis 2:18 “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” O próprio Deus viu no homem a necessidade de companheirismo, apoio e ajuda. Alguém que pudesse satisfazer todas as suas necessidades. E porque então Deus não fez um outro homem, igual, idêntico para que o auxiliasse? Porque queria Deus, que não somente as necessidades de companheirismo, apoio e ajuda que amigos podem satisfazer fossem satisfeitas, mas a necessidade emocional, sexual e de procriação fossem cumpridas na vida humana, “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” Gênesis 2:24. Nasce então a primeira família, relacionamento não somente humano mas também divino. Relacionamento este invejável aos olhos de Satanás, pois sabia que através da união monogâmica, estável, duradoura, nasceria Jesus, o Filho de Deus, que cumpriria o plano de salvação da humanidade.

A Situação
A Palavra de Deus nos diz em I Samuel30:1-20, nos mostra um quadro referencial que a nossa família enfrenta.
Davi e seus 600 homens de confiança, da sua guarda pessoal, tinham a cidade de Ziglague como uma cidade de refúgio. Um quartel general avançado de guerra. Em Ziglague Davi e seus soldados voltavam de suas batalhas contra os povos inimigos, e ali comiam, bebiam, reencontravam suas mulheres, crianças, suas famílias. E em certa ocasião quando Davi e seus homens estavam em batalha contra os filisteus, a cidade foi atacada, saqueada, esfoliada e ferida pelos amalequitas. Os amalequitas levaram consigo os bens, as mulheres, os filhos, as filhas, toda a parentela. Quando Davi e seus homens retornaram a cidade da batalha com os filisteus, a cidade estava em ruínas, queimada, devastada, e todos os seus bens, tesouros e familiares tinham sido levados cativos pelos inimigos.
Essa passagem nos mostra que o ataque do inimigo atingiu 5 áreas vitais, e até hoje nossas famílias sofrem esses mesmos ataques, a mesma estratégia que o inimigo usou contra Davi, seus guerreiros e suas famílias, também são usadas pelo inimigo nos dias de hoje contra nossas famílias.
  1. Área Financeira: Saquearam, roubaram e destruíram a cidade com fogo e levaram os bens, a prata, o outro, o gado, as ovelhas, rebanhos inteiros. Hoje talvez a sua família tem sido atacada também pelo inimigo na área financeira. Quem sabe você não está atravessando uma grande crise financeira que está abalando os alicerces de sua família, desestruturando seus sonhos e realizações. Seu salário tem sido mês a mês saqueado, furtado. O dinheiro que recebe já não dá mais para chegar ao fim do mês, o consumismo desenfreado, o descontrole das contas, das compras, do cartão de crédito tem consumido sua receita, dívidas se acumulam, empréstimos com juros abusivos tem sido oferecidos nas ruas como bala e doces as crianças, como algo bom, inofensivo, salvador imediato de sua situação, mas por trás desses anúncios, há algemas cada vez mais pesadas de parcelas intermináveis, de juros altos, que consomem ainda mais sua renda, muitos descontados na própria fonte de aposentados, pensionistas e servidores. Nunca sobra dinheiro, não consegue poupar, investir, dizimar, ofertar… Quem sabe este não tem sido o quadro de sua vida?
  1. Área da Saúde: Diz no verso 6 de I Samuel 30 na parte A, que Davi ficou profundamente angustiado. “Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas.” A angústia é a anti-sala da ansiedade, e a ansiedade que leva ao estresse, a depressão, ao suicídio. A depressão a grande doença deste século. Remédios contra a depressão vendem 20 vezes mais que coquetéis contra AIDS e tratamentos contra o câncer! Alguma coisa estranha deve estar acontecendo quando um remédio contra a ansiedade – tarja preta, vendido apenas com retenção de receita – se torna o segundo medicamento mais consumido no Brasil. O Rivotril, que tem 35 anos de mercado, nos últimos 5 anos escalou rapidamente o ranking dos mais vendidos e hoje é segundo lugarem vendas. O Rivotrilbate remédios de uso corriqueiro, segundo o IMS Health, instituto que audita a indústria farmacêutica no Brasil. Vende mais que a pomada contra assaduras Hipoglós, o analgésico Tylenol e outros produtos que os consumidores colocam na cestinha sem saber se algum dia vão usar. Quem sabe hoje você vive nesta situação. Vive tomando medicamentos, calmantes, relaxantes, antidepressivos. Quem sabe hoje você não consegue dormir, vive intranquilo, inquieto, tem insônias, pesadelos, calafrios, pressão alterada, quem sabe este tem sido o seu tormento, ou o tormento de alguém de sua família?
  1. Área do Casamento: Diz o texto no verso 2 de 1 Samuel 30 que “Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho.” Apesar de viver em uma família, num casamento, com alguém, a muitas mulheres cativas, há muitos homens cativos, filhos reféns, a muitos cônjuges prisioneiros em sua própria casa, sem alegria, sem paz, sem harmonia, sem amor, sem romantismo, sem esperança. Filhos sendo tratados com servidão, com amarguras e ofensas, casais que vivem em constantes brigas, violentos, cruéis. Muitos talvez, prisioneiros de pecados, de vícios, da infidelidade, da pornografia, da pedofilia, dos abusos. Filhos envolvidos em drogas, sem limites, sem controle. Filhas engravidando na adolescência, resultados de uma vida sexual precoce, de festas libertinas, de encontros casuais. Pais envolvidos com a bebedeira, gulodices. Envolvidos com infidelidade ou imoralidades sexuais. Situações que rasgam o casamento, quebram a aliança, destroem o compromisso firmado. Destroem a harmonia, sepulta o amor. Quem sabe você hoje não esteja vivendo algumas dessas situações em sua vida?
  1. Área Familiar: Diz o texto no verso 3 de I Samuel 30 na parte B “…e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros.”  E também no verso 6 na parte B que “…todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas.” Nunca em outra momento da história da humanidade, em outra geração, a família e nossos filhos, tem sido tão atacados de forma tão mortífera e cruel. Se analisarmos as manchetes dos tele jornais, os acontecimentos desses dias, a luz da Palavra de Deus, podemos perceber claramente uma orquestração demoníaca em prol da destruição da instituição familiar. Mas, isso não é novidade. Jesus mesmo disse em Mateus 10:21 “O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.”  Caso Richthofen, filhos contra pai. Caso Isabela Nardoni, pai contra filho. Maridos matam esposas, esposas espancadas por maridos. Na Espanha as agressões de filhos contra pais triplicaram em 3 anos. Os filhos que agridem os pais física e psicologicamente são um problema cada vez mais crescente! 8 mil pais denunciaram seus filhos no último ano. Os agressores são adolescentes de14 a17 anos, mas há crianças de até 12 anos envolvidas nos processos. A maioria dos agressores são igualmente entre meninos e meninas. As vítimas mais comuns são mães e os avós, pessoas que são mais presentes a vida dos filhos e mais frágeis em se defender. As causas são principalmente três: crianças com problemas psicológicos e psiquiátricos; crianças que estejam ligadas a grupos marginais e más companhias, que usem drogas; e crianças que vivam num ambiente sem afeto, sem amor, sem carinho, sem diálogo; e na maioria filhos de classe média e média-alta cujos pais nunca impuseram limites. É a “síndrome do imperador”, formando uma geração de um menor tirano e narcisista com afã de poder, sem controle e limites. Talvez a sua família esteja sendo alvo de ataques terríveis nesta área também! Quem sabe é o diálogo que já morreu, a comunicação sem afeto, palavras rudes, sem amor. Quem sabe a harmonia que foi expulsa de casa como mala e cuia. Quem sabe a falta de entendimento, compreensão entre os filhos e pais, entre irmãos, entre esposo e esposa. Ainda existe amor em sua família?
  1. Área das Amizades: Diz o texto no verso 6 de I Samuel 30 que “Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas…”. 600 homens de Davi, escolhidos a dedo, fiéis a Davi, unidos a ele, de sua guarda pessoal, ficaram contra Davi, conspiram contra ele, se revoltam contra ele, aponto de querer matá-lo. O problema é que agora os amigos, aqueles que estavam do lado de Davi, nas vitórias e derrotas, nas batalhas e guerras, que morriam por Davi, se voltam contra ele. Como se Davi fosse o responsável por esta tamanha perda. Não viram que Davi também tinha sido atingido por este ataque. Vejam que no verso 5 diz que “As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal.” Davi também foi alvo do ataque dos amalequitas. Suas esposas e bens, também lhe foram tiradas. Mas, não! Agora uma atitude egoísta dos 600 homens toma conta do cenário, e culpam a Davi por esta derrota não importando mais a dor de Davi que era a mesma deles, e intentam em matá-lo como se isso resolvesse o problema, como se isso trouxesse suas mulheres, filhos, filhas e bens de volta. Não! O ataque foi feito, o desastre está a vista, é fato, é real, é comum a todos. Talvez seja este o drama que você hoje também, esteja enfrentando em sua família. Alguém que um dia andou com você, que foi seu amigo, companheiro, que se alegrou com você, que chorou com você, que o sustentou, que orou por você, que te ajudou, agora volta-se contra você, se distancia de você, fala mau de você pelas costas, levanta falso testemunho a seu respeito, mente descaradamente, intenta contra você, te inveja, te calunia, e puxa o seu tapete, seja na vida emocional, profissional, ministerial. Essa era a situação que Davi estava enfrentando naquele momento. E essa pode ser a situação que você hoje esta enfrentando.
Eu chamo sua atenção para olharmos para esse texto, não como uma história passada com Davi, mas que você se veja nessa história, coloque-se no lugar de Davi, pois talvez você esteja enfrentando algo semelhante em alguma área na sua família. Vamos compreender porque isso aconteceu. Como aconteceu. Para que aconteceu tamanha tragédia na vida daquelas famílias. E assim encontrar uma saída, uma solução, um escape, um caminho de restauração, de concerto, assim como foi para Davi e seus homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...