sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ENCONTRO COM DEUS ATRAVÉS DAS DIFICULDADES



Deus ama a humanidade e sabe muito bem como cada pessoa é diferente da outra, portanto, Ele tem usado diferentes métodos para tornar-se conhecido e ouvido através dos séculos, como o envio de anjos com uma mensagem, ou falar de uma nuvem ou um trovão, ou uma sarça ardente e até mesmo através de uma mula uma determinada vez. Hoje, Deus fala na maioria das vezes através da Sua Palavra escrita, a Bíblia, e através de momentos de oração com o Espírito Santo ajudando os filhos de Deus entender o que Deus está dizendo. Existe outra maneira de Deus fazer-se ouvir hoje é através das dificuldades e situações na vida de uma pessoa.

I. As dificuldades são melhor compreendidas quando vistas da perspectiva de Deus

1. Cedo ou tarde, todo o cristão vai encontrar situações que vai olhar para cima e perguntar a Deus: "Porque isso está acontecendo comigo?"
a. A história bíblica de Jó e todas as tragédias que veio sobre ele é um exemplo:
b. Os amigos de Jó lhe disseram que era por causa do pecado em sua vida que a tragédia veio.
c. A esposa de Jó não teve melhor resposta para tudo o que tinha acontecido.
d. Jó foi a Deus e aprendeu do ponto de vista de Deus.
e. Jesus disse que Ele viu Deus, o Pai e, em seguida, a compreensão do ponto de vista de Deus, fez o que Deus, o Pai queria.
2. Não é incomum um cristão nos momentos difíceis olhar para Deus e pensar que Deus não é "justo" ou que Deus está zangado com alguma coisa e está a punir-lhe mas não sabe porque ou para que.
a. Às vezes inclusive acusa Deus e questiona a sabedoria e o amor de Deus e que Deus tem de estar errado pelo que está acontecendo. Porque Deus permitiu que isto acontecesse comigo?

II. Em meio os momentos difíceis idéias erradas sobre Deus pode vir

1. A pergunta que se deve fazer a Deus não é "Porque eu?" mas "Mostra me".
a. Tomar a Palavra de Deus, a Bíblia, estudá-la, pedir ao Espírito Santo para ajudá-lo a ouvir a Deus, compreender o que Deus está fazendo, conversar com Deus, sem culpá-lo.
b. Dê a Deus a oportunidade para lhe mostrar seu ponto de vista sobre a sua difícil circunstância.
2. Na maioria das vezes em circunstâncias difíceis na vida do cristão, Deus está trabalhando para fortalecer a fé da pessoa, bem como a fé dos outros, para aumentar o conhecimento espiritual, e para dar glória a ele mesmo.
3. No entanto, muitos chegam à conclusão de que Deus não se importa com o que eles estão sofrendo e precisam de sua ajuda, especialmente depois de orar muitas vezes para Deus intervir e pôr fim à crise.

III. Somente quando o ponto de vista de Deus é comprendido a pessoa saberá o porquê das circunstâncias difíceis em sua vida

1. Moisés disse a Faraó: "Deus disse para deixar o Seu povo ir" Faraó colocou dificuldades para o povo de Deus e eles culparam Moisés e Moisés, por sua vez culpou a Deus.
2. Deus suavemente e pacientemente explicou a Moisés que Ele queria que todos soubessem que ele era Deus. O ponto de vista de Deus passou a ser compreendido.
3. Lázaro estava doente e Jesus deliberadamente esperou até que Lázaro morresse e fosse sepultado antes de ir. Todo mundo ficou chateado com Jesus por esperar tanto tempo. Jesus explicou que Deus estava para ser glorificado quando Ele ressuscitasse Lázaro dentre os mortos.
4. Jesus parou um cortejo fúnebre e ressuscitou o filho único de uma viúva. Por que Jesus teve que esperar? Para que o nome de Deus fosse glorificado.
5. 5.000 pessoas estavam ouvindo e seguindo a Jesus e eles estavam com fome. O alimento que tinham eram apenas cinco pães e dois peixes. Os discípulos não sabiam o que fazer. Jesus disse-lhes o que fazer e mais de 5.000 foram alimentados e havia comida sobrando. O nome de Deus foi glorificado.
6. Somente quando se descobre o que Deus tem em mente pode-se realmente compreender porque ele/ela está em uma situação difícil.

Conclusão:

1. Quando as coisas ficam confusas e difíceis, lembre-se que Deus ama você e tem o melhor interesse no coração, portanto, busque a Deus e procure a resposta de Deus. Não culpe a Deus!
2. Por mais difícil que seja, às vezes, leia a Palavra de Deus, ore e espere de Deus o Espírito Santo para ajudá-lo a compreender o que Deus está fazendo e porquê.
3. Não concluir nada até que você tenha ouvido de Deus e obtido Seu ponto de vista.
4. Faça os ajustes que Deus irá te revelar e, no final, você será abençoado e Deus será honrado.

Oração:

Meu Deus eu me sinto tão impotente, vem ser a minha Força.
Eu sinto uma perda como se tirasse o chão dos meus pés, vem ser minha Rocha firme,
Onde eu possa construir a minha vida.
O meu coração é habitado pelas dúvidas e incertezas, vem Senhor, ser meu consolo e minha segurança.
Meu Deus, eu me sinto tão sozinho, que nenhuma pessoa poderia preencher esse vazio.
Vem e derrama sobre mim o fogo do amor do Teu Santo Espírito .
Só o Teu amor pode me curar neste momento, vem Senhor, com Tuas Santas mãos toca-me e serei renovado.
Meu Senhor, eu não consigo parar de chorar, vem consolar o meu pranto. Recolhe as minhas lágrimas num odre, para que nenhuma delas se perca.
Deixa-me colocar minha cabeça no Teu peito como fez João,
E repousar, ouvir Teu coração.
Coloca-me nos ombros como a ovelha encontrada pelo Bom Pastor.
Quero ouvir tua voz: “Filho porque choras?”.
Ouvir a Tua voz como Maria Madalena e perceber que não havia te perdido,
Estavas dentro de mim e eu Te buscava fora.

Cuida de mim ó Pai!
Amém!

 Lembrando que devemos encontrar a Deus não somente em nossas dificuldades mas em todos os momentos, nas alegrias, nas tristezas, na fartura ou na escassez.
Pr. Aldenir Araújo

QUATRO PASSOS PARA VENCER O DESÂNIMO


Que tal viver em um lugar onde não se ouçam palavras de desânimo?
Digamos que este é um desejo que tenho na vida. Eu gostaria de viver em um lugar onde não se ouvissem palavras de desânimo; onde as palavras de desânimo tivessem sido eliminadas.
Será que você pode me ajudar a encontrar esse lugar? Note bem: um lugar onde palavras de desânimo tenham sido eliminadas.
Nasci e vivi minha infância no campo em uma fazenda distante da cidade. Morávamos em uma casa isolada, vizinhança distante. Nós não tinhámos rádio, não tínhamos televisão, nem tampouco líamos jornais ou revistas, nem tínhamos acesso a Internet (e nem poderia: estamos falando dos anos 50 e 60).
Já viajei pela Amazônia e pelo Pantanal Matrogrossense onde podia ficar horas e horas a fio respirando ar puro e deslizando sobre águas num barco ou apreciando o espetáculo de jacarés ao sol, de lontras brincando, de cardumes de peixes, da sinfonia produzida por passáros multicoloridos e tantos outros lindos espetáculos da natureza.
É lamentável, mas posso lhe assegurar que nesses lugares tão distantes, na solidão do campo, da floresta e das águas,  já escutei um montão de palavras de desânimo.
Permita-me dizer-lhe que o desânimo: Nos impede de ser o que Deus tem intenção de que sejamos;  esconde as belezas da vida  para nossas vidas;  asfixia nossas ambições e nossos projetos de vida;  nos amontoa com a multidão de pessoas perdedoras;  apaga nossa luz que deve brilhar claramente com Jesus, porque Ele disse: vós sois a luz do mundo (Mateus 5:14)..
O desânimo, ainda: Nos identifica com o fracasso; faz com que as dúvidas controle nossas ações; atrofia nossas mentes para que não sejam criativas; paraliza nossa fé; magnifica nossos problemas; obstrui nossa influência positiva sobre outras pessoas;  nos força a sermos pessoas introvertidas; torna nublada ou sombria nossa visão. O desânimo destrói nossos sonhos; destrói nossos projetos de vida.
É o desânimo a ferramenta utilizada pelas forças espirituais do mal para que muitas pessoas peguem a toalha e abandonem a luta por uma melhor qualidade de vida. O desânimo torna a pessoa apática, conformada. E a maioria faz côro e diz: – É assim mesmo! – Ce la vie! - Assim é a vida! – Não a pena lutar! – A vida é assim mesmo!
Caríssimo amigo: O propósito desta mensagem é poder dizer hoje a você que Deus quer você lute, porque Ele mesmo – Deus – o próprio Deus – vai estar com você para que aconteça um novo tempo em sua vida: um tempo de êxito, um tempo de paz de espírito, um tempo de saúde, um tempo de amor, um tempo de felicidade.
Deus não quer que você desista e Ele diz hoje a você: “- Meu filho: Não tenhas medo, porque eu te ajudo… Eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o teu Salvador. Visto que foste precioso aos meus olhos… também foste honrado, e eu te amei. Não tenhas medo, pois, porque estou contigo. Eu te ajudo (cf. Isaías 43:1-5).”
Assim, ainda que seja impossível viver em uma atmosfera totalmente separada do desânimo, além da ajuda de Deus o nosso Pai que estende para nós a Sua potente mão, existem alguns passos que podemos dar e que são passos de nossa inteira responsabilidade a fim de que sejamos vitoriosos, enquanto o desânimo tão de perto nos rodeia.
Primeiro passo: Pensar nas vitórias do passado.
Normalmente quando estamos desanimados nós nos esquecemos das vitórias passadas. O desânimo produz um sentimento negativo a respeito de nós mesmos e nós começamos a nos sentir como um fracasso e dizemos a nós mesmos: “eu não sou bom” ou “sempre estou cometendo os mesmos erros” ou “porque não posso fazer nada bem” ou ainda “tudo que eu faço dá errado”.
Por favor, meu amigo: pare de viver na noite obscura do negativismo. Pense em alguma coisa do passado em que você foi vitorioso. Eu garanto que esse exercício mental vai lançar uma luz no calabouço de seu desânimo.
Segundo passo: Elimine todas as influências negativas de sua vida.
Talvez você tenha amigos como os amigos de um personagem da Bíblia chamado Jó. Amigos que aos invés de ajudá-lo só vêem obstáculos e o lado escuro da vida.
Existem pessoas que estão sempre de óculos escuros cujas lentes não captam os ângulos luminosos da vida. Espalhafatosas, agressivas, estão sempre se recusando a dar um sorriso, um aperto de mão, um abraço; sentem-se injustiçados e sem oportunidades na vida. Essas pessoas trazem agressões ao nosso espírito.
Por favor: Após ler (ou ouvir) esta mensagem, pegue uma folha de papel e uma caneta,  escreva os nomes de seus amigos e na frente de seus nomes escreva suas características. Algumas perguntas podem ajudá-lo nesse processo: Seus amigos são pessoas positivas ou negativas? Eles levantam você ou puxam você para baixo? Possuem atitudes de inveja, ciúmes, amargura e ódio? Sobre o que eles gostam de falar quando vocês estão juntos?
Se seus amigos estão puxando você para baixo é melhor encontrar novos amigos ou caminhar sozinho com Deus. Comece ler bons livros que construam sua fé. Elimine qualquer coisa de sua vida que tenha a tendência de manter você para baixo, como esses programas jornalísticos do rádio e da televisão que só falam de tragédias, de crimes e de mentiras.
Não comece o seu dia com um programa jornalístico, a não ser que, profissionalmente, isso seja necessário.
Faça uma limpeza em sua casa de tudo quanto lembra situações tristes do passado (p.e. roupas, jóias, cartas, cópias de processos judiciais, fotografias, objetos, E-mails etc). Digamos que seja uma espécie de “queima de arquivo” que eu prefiro chamar de “purificação do seu meio-ambiente”.
Eu garanto que  você vai poder dizer como um outro personagem da Bíblia chamado Jeremias. Ele disse: “Eu somente vou trazer a minha mente o que me pode dar esperança” (Lamentações 3:21). Em outras palavras, estava dizendo: “Eu me recuso a deixar que a minha mente seja um baú de recordações tristes do passado”.
Terceiro passo: Multiplique o seu conhecimento sobre as promessas de Deus para a sua vida.
Você conhecerá e viverá essas promessas lendo a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus escrita e inspirada pelo Espírito Santo, e participando de um grupo de pessoas comprometidas com a prática da adoração e do estudo da Palavra de Deus que poderá, inclusive, ser em uma Igreja, para compartilhamento mútuo.
Deus projetou você para dar certo. Ele não erra.  E para cada ser humano na face da terra o Criador planejou um existir, e nós tomamos conhecimento desse projeto e das ferramentas disponíveis para desenvolvê-lo em grau de excelência, precisamente, por meio da Sua Palavra.
Quarto passo: Compartilhe com outras pessoas das bênçãos que Deus tem para você e para outros.
Há uma orientação na Bíblia que diz: “… de graça recebestes; de graça daí” (Mateus 10:8).
É chegado o tempo de você dar daquilo que tem recebido. Com essa atitude, estará motivando outras pessoas a sairem do lugar comum onde as coisas não acontecem e, pela fé, emigrarem para o lugar onde existe criatividade, produtividade, abundância, multiplicação e restituição.
Posso garantir a você que não há nenhuma forma de melhor vencer o desânimo do que compartilhar algo bom com outra pessoa. É uma espécie de aquecimento, de troca, de bate-bola.
Com efeito, quando nós começamos a ajudar outras pessoas, um sentimento de utilidade, de felicidade e de ânimo invade nossas vidas.
Quero conclamar você a fazer agora mesmo uma decisão para ser, desde já, um animador, um ajudador, uma voz positiva em meio a tanta confusão e pessimismo. E assim, é você quem vai “puxar o cordão” dos animados.
Por favor, ao terminar de ler (ou ouvir) esta mensagem pegue o seu telefone e ligue para alguém, que pode ser um amigo, um parente, um colega de trabalho, enfim, alguém que você conheça, ou mesmo não conheça, e diga-lhe: Oi fulano … Estou ligando só para dar um alô … só para saber como você está… e para lhe dizer o quanto Deus ama você … e que eu também tenho uma grande consideração… uma grande estima… uma grande afeição por você. Talvez você possa até dizer: Amo você! Fale ainda outras palavras positivas para essa pessoa para a qual você vai ligar.
Pronto: Em primeiro, você vai se sentir uma pessoa positiva. Em segundo, as pessoas vão querer estar ao seu lado porque, efetivamente, você estará sendo um fator positivo para suas vidas. Suas palavras serão como as de Jesus: espírito e vida (cf. João 6:63).
Que bom! Já não vamos precisar mais vender nossas casas e ir para um campo ou para uma ilha deserta onde não se fale de desânimo. Porque é aqui; é aqui mesmo onde nós estamos que boas coisas estarão acontecendo; que coisas positivas e construtivas estarão acontecendo em nossas vidas.
É na plenitude desse conhecimento que vamos concluir esta reflexão com uma oração de louvor e gratidão a esse Deus que tudo preparou para que tenhamos vida abundante.
Oração: “Oh Pai! Pai nosso que estás nos céus. Obrigado por Tua mão estendida. Obrigado, Senhor, por Teu amparo. Nós nos sentimos confortáveis e seguros. Agora, Oh Senhor nosso, ajuda-nos também a estender nossas mãos para o próximo. Dá-nos palavras construtivas; palavras de ânimo, palavras de saúde, de vida e de ressureição, a fim de que possamos transmití-las com o amor, o poder e a autoridade do Espírito Santo. Queremos ser um fator positivo onde quer que estejamos. Assim, oramos agradecidos em o nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. Amém.”

Por Flauzilino Araújo dos Santos

VENCENDO O DESÂNIMO


Que contraste! Em 1 Reis 18, Elias era forte e corajoso. Logo no próximo capítulo ele entrou em pânico e fugiu para salvar sua vida. O que acontecia? O que enfraquecia este grande profeta e fazia com que ele esquecesse seu dever? Era o desencorajamento que fazia Elias cair. Precisamos tomar cuidado porque o desânimo pode incapacitar nossa vida espiritual também.

O contexto da vitória de Elias no capítulo 18 é impressionante. A idolatria, especialmente a adoração de Baal, dominava o país de Israel. O rei e a rainha desta nação, Acabe e Jezabel, eram totalmente corruptos. Neste ambiente espiritual desanimador, a voz solitária de Elias soava em oposição. Ele lançou um desafio aos falsos profetas para disputarem para ver quem era o Deus verdadeiro. A competição seria simples: seriam preparados sacrifícios no altar e o deus que respondesse com fogo do céu para queimar o animal seria o vencedor. Os resultados foram inconfundíveis. Os idólatras clamaram a Baal desde a manhã até o meio da tarde, mas não houve resposta. Em contraste, Elias cavou uma valeta em volta do seu sacrifício, molhou o animal com doze baldes de água até o ponto em que a valeta ficou cheia e então, calmamente pediu ao Senhor que o consumisse. O fogo de Deus não somente queimou o boi, mas também as pedras do altar, a água da valeta e até a terra em volta dele. Esta demonstração dramática convenceu o pov, e os falsos profetas foram executados.

Imediatamente após, Elias partiu para o palácio em Jezreel, onde Jezabel mandou dizer que planejava matá-lo no dia seguinte. Desanimado, Elias fugiu. Ele disse ao Senhor que queria morrer e então fugiu durante quarenta dias e noites. O desânimo nem sempre é pecaminoso, mas leva ao pecado freqüentemente. Neste caso, a depressão do profeta levou-o a esquecer seu posto de serviço, fraquejar em sua fé em Deus e, finalmente, tornar-se egoísta. Ele se queixou que era o único restante que servia ao Senhor fielmente. A vida de Elias, então, oferece um modelo útil para estudar o desencorajamento, o que o causa e como vencê-lo.
Causas
Ironicamente, um dos principais fatores que produziam o desânimo de Elias era a grande vitória que ele conseguira no Monte Carmelo contra os falsos profetas. Vitórias espirituais decisivas são momentos especialmente vulneráveis; somos mais suscetíveis nesses momentos tanto ao orgulho como ao desencorajamento. Neste caso, sem dúvida, Elias previu um reavivamento avassalador. Talvez ele esperasse que Acabe e Jezabel de algum modo conduzissem a nação inteira ao arrependimento. Assim, o desafio continuado de Jezabel foi uma decepção. A mesma coisa pode acontecer conosco. Quando as coisas vão bem, nossas expectativas são grandes. Então vem o revés, e ficamos desencorajados.

Uma segunda coisa que causou a depressão de Elias foi seu fracasso em conseguir os resultados desejados. Depois de anos de fidelidade ao Senhor e depois da matança dos falsos profetas, nada tinha realmente mudado. Ou assim parecia. É extremamente desanimador trabalhar, trabalhar, trabalhar e mesmo assim não ver resultado positivo. Isto não é incomum. Noé, um pregador da justiça (2 Pedro 2:5), procurou salvar somente sua própria família. Jesus mesmo foi desprezado e rejeitado (Isaías 53:3; João 1:11). Muitos dos mais diligentes servos de Deus têm experimentado a frustração de ver os pequenos resultados de seu labor. Quando vemos pouco ou nenhum fruto de nossas atividades no serviço do Senhor, precisamos ser pacientes (Gálatas 6:9) e confiar em que a colheita virá (1 Coríntios 15:58). Terceira coisa, Elias estava desanimado porque aqueles que deveriam estar servindo o Senhor se esqueciam dele. Acabe e Jezabel deveriam ter sido os guias espirituais daquela nação. A conduta deles era desmoralizante. Para nós, poem ser os irmãos que nos desapontam. A oposição do mundo não surpreende, mas quando vemos aqueles que declaram estar servindo o Senhor voltar suas costas a ele, isto se torna mais do que podemos suportar. Isto não é um problema novo. Josué e Calebe ficaram virtualmente sós (Números 14). Num momento crítico em sua vida, Paulo foi abandonado por todos os irmãos (2 Timóteo 4:16). Precisamos continuar servindo a Deus, independente da resposta dos outros (Habacuque 3:17-18).

Uma quarta causa do desencorajamento de Elias foi a comiseração de si mesmo. Ele estava sentindo pena de si mesmo. Ele sentia que estava só, que todos os outros tinham abandonado o Senhor. É difícil ficar deprimido quando se está fixo na obra do Senhor, mas quando se está pensando principalmente em si mesmo, o desânimo quase sempre acontece.

A culpa era uma causa final da depressão de Elias. Ele tinha abandonado sua responsabilidade e agido sem a orientação de Deus. Ele sabia que estava errado porque estava na defensiva quando o Senhor falou com ele. Precisava de perdão e necessitava voltar ao seu posto de serviço. A culpa freqüentemente produz depressão. Algumas vezes, quando estamos abatidos, não precisamos simplesmente arranjar um modo de sentir melhor, mas precisamos de arrepender.
A pergunta de Deus
O Senhor veio a Elias duas vezes e perguntou: "Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19:9, 13). Aqui estava um homem bom e justo que tinha caído. Como Deus lidaria com ele? Deus não ficou aborrecido ou desistiu dele. Por outro lado, Deus também não o mimou. O Senhor desafiou-o diretamente, ajudando-o a superar seu desânimo, e reassumir seu serviço fiel. É encorajador perceber que Deus cuida de seus servos fracos e decaídos, e que ele trabalha para encorajá-los e restaurá-los. É também bom ver o modelo do Senhor quando procuramos ajudar a reerguer nossos irmãos quando se tornam abatidos. Não devemos abandoná-los com desprezo, mas também não devemos só tentar fazê-los se sentir melhor. Precisamos desafiá-los e ajudá-los a se levantar novamente na obra do Senhor.
Curas
Quando o Senhor visitou Elias na montanha e perguntou o que ele estava fazendo ali, Deus lhe disse para sair "e põe-te neste monte perante o SENHOR." Deus mostrou a Elias um vento grande e forte que quebrou as rochas da montanha em pedaços, depois revelou um terremoto e depois um fogo. Cada um deles demonstrava o poder de Deus, algo que Elias precisava ver urgentemente. Ele precisava de mais confiança no Senhor; precisava ver quem estava ao seu lado. Mas, surpreendentemente, o Senhor não estava no vento, nem no terremoto, nem no fogo. Por fim, Elias ouviu um sopro suave e ali estava o Senhor! A lição parece ser que precisamos confiar no Senhor até mesmo quando não vemos nada dramático. Deus pode trabalhar quieto, por meios pequenos e aparentemente insignificantes. Precisamos deixar mais nas mãos de Deus e não esperar que ele sempre opere de uma maneira dinâmica e impressionante. Elias estava esperando um vento, um terremoto e um fogo, mas o Senhor estava num som soprado suavemente. Em tempos de desencorajamento, confiemos no Senhor, esteja ele agindo sensacionalmente ou imperceptivelmente.

Deus deu a Elias uma tarefa para cumprir. Ele lhe disse que ungisse Azael como rei sobre a Síria e Jeú como rei de Israel, e Eliseu como seu próprio sucessor. Elias precisava apressar-se; sua inatividade lhe havia dado simplesmente mais tempo para se lamentar. Dificilmente, ficamos deprimidos quando estamos ativos. Mas quando nos sentamos e remoemos um pensamento, então ficamos desanimados.

Finalmente, o Senhor falou a Elias sobre os 7000 que jamais haviam se prostrado diante de Baal. Elias não tinha percebido aqueles que eram os verdadeiros servos do Senhor. Ele nunca tinha observado que não era realmente o único restante. Quando estamos desencorajados, nossa tendência é pensar que tudo e todos estão contra nós. Precisamos reconhecer as coisas boas como as más. Conquanto nossa tendência possa ser nos retirarmos daqueles que nos elevariam, os momentos de depressão são, muitas vezes, os próprios momentos em que precisamos mais da amizade de nossos irmãos. Posso não estar com vontade de ir à igreja, ou passar algum tempo com um irmão cristão, mas se eu fizer isso vou me sentir reanimado.
Aplicação
Os cristãos ficam, às vezes, desanimados. Nesses momentos precisamos voltar-nos para o Senhor e permitir que ele nos ajude a superar a depressão, para que não nos enfraqueçamos e nos afastemos dele. E para nós, como para Elias, as soluções são relativamente simples. Precisamos de mais confiança no Senhor, até mesmo quando não o observamos operando de modos dramáticos. Precisamos nos levantar e nos ocupar, deixando de pensar em nós mesmos. E precisamos ver o bem à volta de nós e passar mais tempo com nossos irmãos.

- por Gary Fisher

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O ORGULHO



Provérbios 16.18
 

Introdução
Lá no Sexto Século, um papa de nome Gregório, classificou os pecados em Sete Pecados Capitais e elaborou a seguinte lista dos pecados considerados capitais: orgulho, ódio, inveja, impureza, gula, preguiça e avareza.
Os grandes teólogos têm concordado com a lista feita por Gregório no fim do sexto século: esses sete pecados mortais (todos os pecados são mortais, mas ele alistou sete), constituem um grande perigo...
Não existe uma parte da Bíblia que mencione todos estes pecados juntos. A Bíblia, porém, condena cada um desses pecados, separadamente, em muitas passagens.

Vamos ao primeiro? ...O primeiro dos pecados mortais é o Orgulho ou Soberba.
 

Desenvolvimento
O primeiro dos pecados mortais é o orgulho.
Ele vem em primeiro, porque, como lemos em Pv 16.18: “O orgulho vem antes da destruição”. A Bíblia está dizendo que o orgulho precede a quase todos os outros pecados. Ele leva à destruição.

Mas o que é o orgulho? ...é aquela exaltação do ego— orgulho é aquela condição mental em que uma pessoa se encontra, quando começa a pensar, deliciosamente, que ela é superior a todo mundo, colocando o próprio Deus por escanteio.
A Bíblia também diz aí em Pv 16.5: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. E ainda no mesmo livro de Provérbios, em 29.23, lemos: “O orgulho do homem o humilha”.

Num aspecto o orgulho é sadio: dos filhos, da nação...

Agora, o orgulho que Deus detesta não é o respeito próprio ou o legítimo sentimento de
dignidade pessoal.
O que Deus reprova, é sim, o amor próprio, soberbo, indesejável, desproporcionado.

É esse orgulho que é repugnante para Deus. O SI 101 revela que Deus não suporta, não admite o orgulho. Ouça o que Deus diz: “...Não vou tolerar os homens de olhos arrogantes e de coração orgulhoso” (SI 101.5).

O orgulho divide os homens... a pessoa orgulhosa não pede licença; atropela... o orgulhoso não pede perdão; se justifica... o orgulhoso não dá explicações; ele ameaça... o orgulhoso também não delega autoridade; faz tudo sozinho... o orgulhoso não faz elogios, só reclama.., também não perdoa; se vinga... também não agradece; somente cobra... e pouco ouve, mas muito fala.
Como estamos? ...somos culpados desse pecado?

O orgulho pode assumir várias formas, mas todas têm origem no coração humano.
Algumas pessoas são orgulhosas no olhar, no vestir.., outras, se orgulham da vida social que levam.., dos negócios que têm... se orgulham de sua raça, de sua cor...

Noutras palavras, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social; mas o mais repugnante dos quatro. é o orgulho espiritual — a soberba do espírito, porque essa é que levou Lúcifer à queda e é por aí que começam todos os outros pecados.
Ouça o que está escrito na Bíblia, em Is 14.12-15: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! 13 Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. 15 Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!”

Aqui encontramos Lúcifer dizendo: “Eu subirei... eu erguerei o meu trono... eu subirei mais alto... eu serei...”. Foi justamente o orgulho do coração de Lúcifer, o primeiro pecado cometido no mundo.
Amado: Quando nós, como Lúcifer, começamos a elevar a nos mesmos, a sentir que somos auto-suficientes e poderosos... quando começamos a nos achar, nos colocando superiores às outras pessoas, nós já estamos pisando em terreno perigoso.
A pessoa que, cheia de orgulho, começa a confiarem seus feitos, em suas virtudes próprias, pondo de lado a mão de Deus e a participação dos outros, essa pessoa está destinada ao juízo de Deus. O espírito de orgulho é contrário ao Espírito Santo.
Aquele que repete o gesto do antigo fariseu que disse: “Graças te dou, á Deus, porque não sou como os demais homens”... aquele que se julga bom e justo a seus próprios olhos... que está vestido de trapos imundos, mas pensa que é o homem mais bem vestido do mundo... a esse, a Bíblia diz, Deus abomina, Deus detesta.

Está escrito no livro de Tiago 4.6: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.Deus ama a humildade, como a de Maria: Maria você é muito abençoada... eu sou serva de Deus, disse ela.

Mas há pessoas que se gabam em sua justiça própria, que se acham melhores que seus semelhantes, e dizem: “Eu não faço isso... eu não faço aquilo.., não, não... eu sou mais eu”.

Pensam ser muito puras... por que oram várias vezes ao dia e cumprem todos os deveres religiosos, acham que todos os outros são inferiores e que estão em constante pecado... pessoas assim são culpadas da soberba espiritual.
É comum encontrar o “crente pavão” por aí - ele tem postura de rei: é soberbo, presunçoso, prepotente, arrogante... Acha-se o mais crente, o mais espiritual, o melhor em tudo; é o pavão! ...se exibe, se mostra todo, sem, no entanto, nunca olhar para a feiúra dos seus próprios pés, porque dizem que o pavão é assim.
Pessoas espiritualmente orgulhosas também se esquecem de que não existe uma igreja
100% perfeita na terra

Em Laodicéia havia uma igreja orgulhosa, lemos no livro do Apocalipse.
E as pessoas lá diziam: “Somos ricos. Temos fartura de bens e não necessitamos de nada.” Mas Deus vem e diz: “Você não entende que é pobre, coitado, miserável, cego e nu. Aconselho a se arrepender, a ungir seus olhos com colírio, a fim de que possa ver.”
Pessoas orgulhosas, arrogantes, que se impõem... oh! Amados: de todas as soberbas esta é a pior!

Outra forma de orgulho é a soberba intelectual.
A Bíblia diz aos que sofrem desse orgulho: “A ciência incha, mas o amor edifica” (1 Co 8.1); o conhecimento traz orgulho. O conhecimento enche a pessoa de orgulho. Ela sabe, ela é entendida...
Esse tipo de orgulho é o que se manifesta diante daqueles que não estudaram, que não conseguiram um diploma na escola, que não tem boa leitura...
Esse orgulho é o que se manifesta diante daqueles que, talvez, até nem escrever ou ler conseguem... e vem o orgulhoso e diz: “Não é assim que se faz. Você não sabe nada porque não aprendeu. Deixa comigo. Eu sei. E assim á... vê se aprende!”. Hum-hum...

O orgulhoso intelectual, o tipo que acha que sabe, se esquece de que nossas capacidades mentais e habilidades para o conhecimento, são dádivas dadas por Deusl
Ora, o grande conhecimento que temos hoje, em grande parte, é resultado dos esforços de muitas outras pessoas antes de nós... o que eu sei hoje se deve, por exemplo, a muitos livros que alguém escreveu.., há razão para o orgulho?
O orgulho faz muito mal à pessoa. Ela se enche de confiança própria ao invés de se encher de confiança em Deus.

Então, convém lembrar outro provérbio bíblico, Pv 3.5: “Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento”.

Os orgulhosos não gostam de esperarem Deus e de confiar nEle, porque se bastam.
Como o garotinho que brincava no quintal de casa: inventou de empurrar uma pedra bem grande, claramente superior às suas próprias forças. Mas resolveu empurrá-la sozinho.., empurrou com as mãos à toda força, mas que bobagem, a pedra nem mexia... empurrou com os pés e nada... empurrou com as mãos e um dos pés e nada... empurrou de barriga e empurrou de costas, e a pedra não se movia do lugar. Então, se pôs a chorar. Aí, o pai, que observava tudo, aproximou e disse: “Filho, por que não pediu a ajuda do seu pai? Papai pode ajudar você!”
Mas esse é o mal do orgulhoso; ele não confia no Pai que está Céu!

Quantas pessoas assim? ...amargando dias difíceis, tentando remover por si mesmas pedregulhos enormes do caminho...

Outra manifestação do orgulho é aquela provocada pelos bens
A pessoa tem roupas caras, negócio próprio se orgulha,dtuo, dizendo: “Vejam, eu tenho... eu consegui, veja o que eu tenho!! Sem dar crédito a Deus e esquecendo que tudo vem de Deus!

A Bíblia diz em Dt 8.18: “...lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza...”.
No orgulho causado pelos bens materiais, a pessoa se exalta ao invés de exaltar a Deus.
No SI 62.10, lemos esse conselho: “...se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”. E em outra parte a Bíblia diz: “...o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1Tm 6.10).

Amado: vem de Deus todas as coisas que possuímos, inclusive a habilidade de acumular riquezas! ...até mesmo o tempo para desfrutar dos bens materiais nos vem de Deus!
Então, por que todo esse orgulho pelas coisas materiais? ...O orgulho é um dos sentimentos mais ridículos que o homem pode abrigar. Tudo o que temos nos foi dado.
Tiago, em sua carta, ensina: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg 1 .17).
Tudo quanto você possui, você possui porque recebeu de Deus. É Deus quem lhe deu a força para o trabalho, a mente para pensar e um maravilhoso país, o Brasil, que lhe dá oportunidade e liberdade. Tudo isso lhe tem vindo de Deus!
 

Conclusão
Sim, a Bíblia ensina que o orgulho é pecado.
Amado: qualquer espécie de orgulho é pedra de tropeço para o reino de Deus.
Tenho para mim que o pecado que mais deixará homens e mulheres fora do reino de Deus é o pecado do orgulho. Esse também é o pecado que Deus mais odeia.

Agora, que é que você pode fazer com esse pecado?
Você deve confessar o seu orgulho. Todo orgulho que você possuir deve ser confessado.
Talvez, você esteja como aquele garoto que brincava no quintal de casa.
Estava fazendo as suas coisas, estava levando a sua vida, mas a certa altura, você encontrou uma pedra, surgiu um obstáculo no seu caminho, um problema difícil apareceu diante de você.

Qual é a pedra que está no seu caminho?... a rebeldia de um filho? ...a incompreensão do marido? ...a insatisfação da esposa?
Qual é a pedra no seu caminho? ...problemas financeiros? ...nervosismo? ...rancor? ...pornografia? .a mentira? ...a rejeição?

Então, quem sabe, exatamente como fez aquela criança, você também no seu orgulho, tem se lançado sozinho, a remover essa pedra, a resolver esse seu problema, a dar um jeito nessa sua situação...
Assim, em seu orgulho você tem dito: “Eu posso dar um jeito. Eu sei o que fazer... eu mesmo resolvo isso...”.
E assim, com suas próprias forças e sabedoria, você já tem feito de tudo: tentou de uma forma, tentou de outra... imaginando que podia, por si mesmo, removera pedra... porém, só se machucou... você só se feriu mais, e agora... agora você chora o seu problema, chora a sua dor, chora por sua condição... chora por causa do seu próprio fracasso, da sua própria derrota... chora porque lamenta não saber mais o que fazer, chora porque esgotou todos os recursos, chora porque acabou as forças...

Veja a que ponto o orgulho te fez chegar!
Ah! Mas eu tenho uma boa notícia para você: Deus, o nosso Pai que está no céu, tão bom e tão amável, tem contemplado a sua situação. Deus, a tudo tem observado com grande atenção.

Nesta hora mesma, quando você chora o seu fracasso, quando você lamenta sua falta de força, sua falta de poder, sua falta de condição, e com a voz embargada, diz: “Já fiz de tudo! Tentei tudo! Experimentei tudo!”
Ah! Deus vê você e cheio de ternura te diz: “Filho, filha, você ainda não usou todos os recursos. Eu sou o Deus vivo e Todo-poderoso, Eu sou Aquele te fez e que te ama, que faz milagres e coisas maravilhosas acontecer, e você ainda não pediu a minha ajuda”.
Pois, Deus está te dizendo hoje: “Deixa teu orgulho. Peça que Eu te ajude e Eu te ajudarei”.

Pr. Walter Pacheco da Silveira

A GULA



Provérbios 23.21

“Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos”.
Glutão é o individuo que come muito... que come com olho maior que a boca e o estômago juntos.
Uma pessoa assim, que come como ninguém, está cavando a própria sepultura com a faca e o garfo...
Essa pessoa está cometendo o pecado que a Bíblia chama de gula.

Devo dizer logo de início, que esse pecado cresce a medida que o padrão de vida cresce.
Quando uma pessoa começa a viver mais folgada, ela acha mais alimentos para
comer. No começo não havia dinheiro para manteiga, então era só margarina mesmo... e com o dinheiro, achou o queijo, o requeijão, a geléia...

Então, a pessoa quando vai prosperando na vida, quando começa a ter abundância e, começa a concluir que o homem pode viver só de pão.
Jesus falou, lemos em Mt 4.4 que: “nem só de pão viverá o homem “, mas a pessoa que sobe na vida, que consegue um padrão de vida melhor, com folga e conforto, corre o risco de achar que é possível viver só de pão...

Então, ela faz do supermercado o seu altar — comer bem e bastante é o céu para elas.
Portanto, em épocas de prosperidade econômica, em épocas de facilidade financeira, há o grande perigo do pecado da gula crescer na população.
Ultimamente os Estados Unidos tem sofrido por conta disso... o índice de obesidade é grande por lá!
Porque o materialismo tem provocado a queda de muitos que, satisfazendo seus apetites carnais, têm caído em descontrolados comes e bebes.

Veja que Provérbios 23.21 fala que beberrões e comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.

A gula é um dos sete pecados mortais e está lado a lado com o orgulho, a inveja e a impureza.
Esse pecado é cometido por muitas pessoas, mas poucas delas reconhecem esse pecado, todavia, a Bíblia condena o pecado da gula abertamente.

Muita gente gulosa (e essa palavra vem de gula) condena os outros por seus pecados... vê um cisco de impureza na vida dos outros, mas ignora e não vê a tábua em seus próprios olhos.
A pessoa gulosa, que come como ninguém, que se empanturra, acha fácil condenar aquele que é escravo da bebida, mas ela mesma não percebe que é escrava do seu próprio estômago.
Sobre a gula, o empanturramento, lemos na Carta aos Filipenses (3. 18-19): “ ..há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 0 destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas“.
Nesse verso, a gula é identificada com o materialismo, porque diz que as pessoas cujo deus é o ventre, os gulosos, só cuidam das coisas terrenas.
 

Esteja certo disso: a gula é pecado... primeiro, porque ela é a expressão física da filosofia materialista.
O guloso diz: “Comamos, bebamos e alegremo-nos, porque amanhã morreremos”.
Ele só se interessa por isso: em comer, em beber, em viver de farras.

Pessoas assim não dão lugar a Deus e desconsideram a eternidade — pra elas, a vida resume só nessa daqui, elas não pensam no céu nem no inferno...
Vivem só para esta vida, por isso que dizem: “Vivemos só uma vez, portanto, vamos aproveitar, vamos comer, beber e farrear”. Diga: “Não adote essa filosofia”. Se não souber o que é filosofia, diga: “Não caia nisso!”

Jesus contou de um homem que vivia só para esta vida.., de um homem, que nos dias da sua prosperidade, dizia: “0 que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. 18 “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. J7ou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. 19 E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos.
Descanse, coma, beba e alegre-se’. (Lc 12.18-19).
A filosofia desse homem era, como é a de muitos hoje em dia: aumentar, descansar, beber mais, comer mais, desfrutar mais desta vida...
Ouvimos dessa filosofia o tempo todo pelo rádio e pela televisão.., as propagandas apelam, dia e noite, para que tenhamos conforto, uma vida folgada e nossos apetites satisfeitos... é um tal de ligar pra casa da gente oferecendo cartão de crédito...

Por todos os lados somos aconselhados a uma vida mais folgada, mais cômoda e com melhores comes e bebes — são as coisas deste mundo.

E como é fácil encher, nestes dias, a nossa mente, com essa filosofia e o nosso estômago com tolices e assim prejudicar a nossa alma!

No livro de Deuteronômio está escrito (Dt 8.3): “..nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR” e Jesus citou isto! ...diga: “Você não pode viver só de comer, beber e farras”.

Em segundo lugar, a gula é pecado porque ela é a perversão do apetite.O apetite é um dom natural que Deus proveu ao nosso organismo... o apetite, então, é bom e saudável, é natural que tenhamos apetite — mas a distorção do apetite, é pecado.
Assim, quando a fome normal, que é dada por Deus, toca as raias da anormalidade, a ponto de prejudicar o colpo, embrutecer a mente e enlouquecer a alma, ela torna- se pecado.

Lemos em Pv 23.21: “Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos”.
Olhe, a satisfação dos nossos apetites carnais não deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida.
Jesus recomendou, lemos em Mt 6.31, 33: “...não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber? “.
Muitas pessoas têm se esquecido desse conselho de Jesus e colocam em primeiro lugar a satisfação de seus apetites carnais.
Quantas pessoas têm gastado os seus dias e a sua vida correndo atrás de coisas materiais, correndo atrás de coisas dessa vida, e deixando Cristo de lado! Depois, nos últimos dias, quando doentes e sem força, começam a clamar: “Oh! Deus, tem compaixão de mim!”.

Agora, pergunto: É prudente esperar o último instante, o último fôlego, para resolver o problema mais urgente desta vida, que é o de pôr em ordem a nossa vida com Deus?

É claro que é muito grave e perigoso deixar isso para depois.
Muitas pessoas, às vésperas da morte, realmente se arrependem na última hora... mas será que se arrependeram mesmo?
Deus pode dar o dom do arrependimento mesmo quando a pessoa se acha no leito de morte, caso ela nunca tenha tido a oportunidade de se arrepender ou nunca tenha ouvido falar do Plano de Salvação que Deus tem pra ela.

Mas quando se trata de uma pessoa que, por opção, por escolha, rejeitou o caminho de Deus e viveu a vida em meio a pecados, há pouca esperança dela encontrar paz com Deus nas últimas horas.

A Bíblia nos avisa que há um dia em que você irá procurar por Deus, mas não irá encontrá-lo... um dia em que você clamará por Ele, mas que Ele não mais irá ouvir você.
Muita gente não considera a gula como um pecado vicioso, mas sabemos que do C início ao fim a Bíblia condena esse pecado.
Então, quando a gente se põe à mesa e ali, porque o negócio é comer, beber e fazer farras, não nos contemos, nós estamos abrindo caminho não só para o cemitério, mas também para o inferno e a destruição.

Mas a gula não consiste apenas em se comer demais, em se empanturrar... pode ser o pecado de beber... de embriagar-se...
A gula é a distorção de apetites e desejos naturais e normais...
Então, ficar até de madrugada, em prazeres e em diversões, satisfazendo os apetites da carne, quer em farras com outra pessoas, ou sozinho diante da televisão ou do computador conectado à internet... isso também é gula.
A gula também pode ser cometida e cultuada por casais que não se moderam, que não se controlam em suas relações sexuais...
Quando abusamos do apetite, quando distorcemos o apetite, isso é gula e o resultado é certo: sofre o corpo, o espírito e a alma.
A Bíblia nos recomenda que nunca abusemos de qualquer privilégio ou dom, ou poder, que Deus nos tenha dado.

Em terceiro lugar, a gula é pecado porque, se você é filho de Deus, ela mancha o corpo que é o templo do Espírito Santo.
Deus nos deu um corpo com cinco sentidos e repleto de aptidões e capacidades... mas esse corpo que Deus nos deu não foi dado para ser objeto de abuso e dissipação...
Deus nos deu esse corpo para nele fazer morar o  Seu Espírito. Está escrito na Primeira Carta aos Coríntios (6.19-20): “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorfi quem a Deus com o seu próprio corpo “.

A História conta que os romanos entregavam-se a três terríveis pecados: à gula, à bebedeira e à imoralidade.., até há registros de que em seus suntuosos banquetes, era comum ver certos comensais correr até as janelas para vomitar e voltar à mesa para encher de novo o estômago! Mas o Império Romano desmoronou, não ficou de pé.

Olhe, nenhum indivíduo ou nação, que se entregue à glutonaria ou à embriaguez ou à dissipação, pode contar com a bênção de Deus.
Toda pessoa que vive uma vida descontrolada, porque dejxa Deus fora de cena, não permanecerá de pé... será como o Império Romano, que viveu em prazeres, mas desmoronou.

Na Bíblia, o filho pródigo, da parábola contada por Jesus, é um exemplo também desse erro... é um erro bastante comum.
Lemos em Lc 15.14 sobre o filho pródigo, que “Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou apassar necessidade “.
Esse rapaz não se dava por satisfeito... então, na sua fome descontrolada por mais prazer, mais diversão, mais isso e mais aquilo, ele chegou ao fim sem ficar realmente satisfeito... imaginou que podia viver só de comer, beber e fazer farras.

Milhões de pessoas têm vivido egoisticamente, sem Deus e sem fé, e estão fazendo de tudo para apagar o passado e mudar o rumo de suas vidas, sem qualquer sucesso.
Porém, pelo arrependimento de seus pecados e pela fé, quando pessoas assim, chegam para Jesus e declaram: “Senhor Jesus, eu recebo o Senhor em meu coração. Seja o meu Salvador e o Dono da minha vida a partir de hoje” estas pessoas têm tido o passado, por mais sujo que seja, totalmente limpo e perdoado.

Muitas pessoas não se acham pecadoras... elas se empanturram, se embriagam... desperdiçam horas em frente da televisão ou madrugam em orgias, em farras, têm o seu passado sujo de tanto satisfazer os apetites da carne... mas não se dão conta de que estão cavando a própria sepultura... elas não se arrependem. Vivem na escravidão do próprio apetite.
Mas você não precisa continuar escravo de nenhum apetite.

Se você pode se arrepender do seu pecado, você também pode receber a Cristo em sua vida, e Cristo limpará o seu coração, perdoará o seu pecado...

Conclusão
Cristo mudará a sua vida e vai ajudar você a vencer todo o pecado... a vencer todo o apetite desenfreado...
Cristo mudará a história da sua vida, de uma vez por todas e para sempre! Aleluia!

Qual tem sido o seu apetite descontrolado? De que você tem se empanturrado?

Pr Walter Pacheco da Silveira

A IRA


Salmo 37.8
Dos pecados, a ira é um dos mais destruidores.., é pecado que qualquer um é capaz de cometer. 
A criança, com rostinho mais angelical, tem explosões de ira... a gente consegue ver cada cena quando os pais levam crianças ao supermercado, à papelaria, à loja de brinquedos ou de roupas... 
Esta semana, a pequena lá de casa, foi ao salão com a mãe aparar as pontos do cabelo. De volta à casa, a notícia: Ana Beatriz sentou que nem mocinha na cadeira, mas na primeira aparada, esgoelou: “Você cortou o meu cabelo!” 

Quem é esposa, dona-de-casa, tem explosões de ira.
Afinal, são chinelos espalhados pela casa, pés imundos sobre o tapete, comida sobre o sofá, coisas fora do lugar... 

E olhe, com o marido é a mesma coisa... as ferramentas foram mexidas, ele se impacienta, fala alto, bate a porta... 
Todos os membros da família estão sujeitos a este pecado: a ira. 

Mas, precisamos entender que este pecado, lemos na Bíblia, Deus abomina, Deus detesta. 
Está escrito no 8137.8: “Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você”. 
Jesus advertiu duramente os discípulos contra o pecado da ira.., em Mt 5.22-23, lemos: “qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nadas’ será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno”. 
 
O sábio rei Salomão escreveu o seguinte provérbio’’: “...é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras” (Pv 16.32). 
E ainda lemos na Bíblia, na carta de Tiago (1 .19): “Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com 
raiva”. Pronto aqui é demorar como tartaruga. 
Demorar ficar com raiva; olhe, isso serve até como dica para uma boa saúde do coração... porque foi comprovado em universidade, que a ira acelera o batimento cardíaco, aumenta a pressão arterial e perturba as artérias coronárias... Diga: A Palavra de Deus adverte: a ira é prejudicial ao coração”.
 
A Bíblia diz para não ficarmos com raiva, porque a ira é um pecado terrível, e sabe por que? Ela revela o lado animal da natureza do homem... muita gente é agradável, é simpática, de boa conversa, até o momento em que fica possuída pela indignação, tomada pela fúria... aí ela se transforma. 
Quando chega no ponto de fervura, hummm... Você sabe como se faz para o leite não transbordar sobre o fogão? Você põe uma pitadinha de bicarbonato de sódio.., uma pitadinha de bom-senso, também impede a ira transbordar do coração. 

Mas a ira não só revela a natureza animal da pessoa, como também prejudica o testemunho do crente. Se você é um crente irado... os adolescentes usam “irado” como adjetivo, gíria... mas crente irado é mau; não pode.
 
A Bíblia registra, que uma vez, o apóstolo Pedro (escute isto: o apóstolo Pedro!), zangado, respirando ira contra os soldados romanos, puxou da espada e cortou fora a orelha de um líder religioso que estava por perto... na sua fúria, Pedro cortou a orelha do homem decepou a orelha, porque errou, não é? Ele não tinha mirado na orelha... 

Mas, aquela explosão de gênio forte, aquela fúria, foi um mal testemunho de Pedro e Jesus o repreendeu. 
Uma senhora cristã desejava muito, mas muito mesmo, que o seu marido se convertesse a Jesus. E um dia, alguém foi falar com o marido dela a respeito da necessidade dele crer em Jesus para a salvação, e o marido respondeu, dizendo: “Sabe, eu não sou contra areligião, mas se Crisfo fizer de mim uma pessoa tão irritada, tão grossa, como é’ a minha mulher, eu não quero saber de religião”. Então, o evangelista voltou a falar com aquela esposa crente. Contou a ela o que o seu marido havia falado... ela não havia dado conta do quanto se descontrolava nos seus acessos de ira, e se arrependeu, derramou o coração diante de Deus e fez uma oração. Poucos dias depois, o marido voltava de uma pescaria, e, ao passar pela sala com suas varas no ombro, sem querer derrubou um lampião muito caro, que se espatifou no chão. Aquele homem imobilizado no lugar, chegou a tapar os ouvidos, esperando a explosão de ira da esposa, como era de costume. Mas, nada disso aconteceu.., aquele marido ouviu a esposa lhe falar com um sorriso nos lábios: “Oh! Querido, não se importe... isso acontece nas melhores casas!” E o marido, boquiaberto, perguntou: “Quer dizer que você não vai se zangar como faz sempre?” E a mulher disse: “Não, querido, eu me arrependi de ter agido com tanta impaciência antes. ..‘Deus está me ajudando a controlar o meu gênio”. Poucos domingos depois disso, o marido daquela crente, recebeu Jesus como Salvador e veio fazer parte da mesma Igreja que ela. 

A ira controlada pelo Espírito Santo, pelo Espírito de Deus, fortalece o testemunho! 
A ira, irmão, também leva a pessoa a perder a alegria de viver. 

No livro de Gn (4.6), Deus disse a Caim, o filho de Adão e Eva: “...Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo?” 
É que a alegria de Caim tinha acabado por causa do ódio que ele alimentava contra o seu irmão Abel, chegando a matá-lo por causa da ira. Caim se tornou carrancudo... cara feia, fechada... Esse é o mau da ira. 

Quando você perde as estribeiras, você perde outras coisas também... quando o ira ferve, o brilho da face desaparece, o alegria some e a sua reputação também é afetada, e lá se vão também os amigos, as oportunidades, e o que é ainda pior, lá vai o testemunho de crente em Jesus, porque fica seriamente prejudicado. 

O que a Bíblia conta sobre Caim e Abel, mostra para nós que a ira é um parente bem próxima do homicídio. 
Caim estava sentindo ódio de Abel... e o que fez esse ódio? Fez Caim matar o seu próprio irmão. 
A ira faz isso: a ira levanta a arma assassina.., a ira manda puxar o gatilho... a ira fornece o veneno mortífero e afia a faca do homicida... a ira devasta, mutila e destrói. 

Como fugir desse pecado? ...tem a Bíblia uma receita, uma orientação para nós? 
Jesus fez acalmar o agitado Mar da Galiléia? ...pode o Senhor acalmar também o tempestuoso mar da ira? 
É claro que pode! Se não houvesse um meio de vencer a ira, um meio de vencer o ódio, um meio de controlar o mau gênio, se não houvesse um meio, Deus nunca teria dito o que lemos no SI 37.8: “Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça...”. Se não houvesse um meio, essa palavra não faria sentido!
Deus nunca exige de nós o que não conseguimos fazer... portanto: Há vitória, em Jesus, sobre o pecado da ira. Amém? 

Mas, eis o primeiro passo para se alcançar vitória sobre a ira... esse passo é: querer se ver livre dela. 
Você precisa ter vontade de dominar o mau gênio.., isso significa que você vai parar de se justificar dizendo: “Ah! Esse sempre foi o meu temperamento!”, ou: “Toda a minha família é de sangue quente e é assim que eu sou” ou ainda: “Todo mundo de vez em quando explode em ira, e que mal há nisso?”. 
 
Sabe, para vencer a ira, você preciso reconhecer que ela é pecado, e 
pecado venenoso, tanto aos olhos de Deus como a seus próprios olhos. Então, queira se ver livre dela!
 
Em segundo lugar, para vencer a ira, precisamos confessar a Deus o pecado da ira 
e pedir perdão o Deus pelas vezes em que explodimos de raiva e mau gênio. 
Se a ira é pecado, então precisamos proceder conforme está escrito em 1 Jo 1.9: “...se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade”. 

Agora, à luz da Bíblia, há um tipo de ira justa, há um tipo de indignação que é 
legítima e justificada, e mesmo recomendável à vista de Deus. 
Sabe qual é o tipo de ira que nos é permitido ter? ...devemos nos irar contra o pecado... nos irar contra a corrupção e contra a imoralidade ao nosso redor. 
 
É preciso, na verdade, que nos indignemos contra o abuso de crianças, contra a exploração dos pobres. 
Precisamos nos indignar contra toda forma de pecado. Amém? Foi com indignação que Jesus derrubou as barraquinhas de feira que os cambistas trouxeram para dentro do templo!

Outra coisa a lembrar, é que a Bíblia também fala da ira de Deus. 
Na carta aos Romanos (1.1 8), lemos: “Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades..”. 
E também lemos na carta aos Colossenses (3.6): “Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem”. 
Deus é Deus de santidade.., o papa é um homem apelidado de “sua santidade”, mas ninguém é perfeitamente santo, como santo é o Senhor nosso Deus. 

Por isso, quando Deus tem o pecado diante de Si, a absoluta santidade de Deus se manifesta em ira, em indignação. 
Homens e mulheres que ainda não reconheceram o seu pecado e não receberam ainda a Cristo como seu Senhor e Salvador, estão vivendo sob a ira de Deus. 
Vai chegar o dia do julgamento, quando a ira de Deus se manifestará contra todo aquele que negou o seu coração o Jesus. 

Se você ainda não recebeu a Jesus, no dia do juízo, quando você comparecer diante dEle, Ele vai dizer: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!”. Você quer isso?
Então, receba Jesus hoje em seu coração!
 
E se você sofre com ira, para vencer a ira, queira se ver livre dela e confesse o seu pecado a Deus... Ele perdoará você e o Espírito Santo virá para ajudá-lo a ter controle, a ter domínio próprio. Amém.
 
 
Pr Walter Pacheco da Silveira

A PREGUIÇA



Romanos 12.11

“Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos”.

Introdução
Então... levou o cachorro pra vacinar ontem? Lavou o carro ou a moto, que tava precisando? Já conseguiu fazer aquela faxina no armário?  Limpou de baixo da pia?
Porque a preguiça é um dos sete pecados capitais, e dos pecados, é um dos mais comuns... é um pecado muito cometido.

Qualquer dicionário que você consultar, define a preguiça como aversão ao trabalho, uma tendência viciosa para não trabalhar.

A Bíblia tem muito a ensinar a respeito do mortal pecado da preguiça.
Em Pv 19.15, a Bíblia diz que “Quem é preguiçoso e dorminhoco acabará passando fome”. E ainda em Pv 21.25, diz que “o desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar”.

A preguiça é um pecado que produz uma qualidade de vida negativa, que se revela pela estagnação, pela inatividade... a vida do preguiçoso é parada como um poste.

A preguiça também impede a pessoa de ser uma seguidora de Jesus, porque a preguiça não somente provoca aversão pelo trabalho, aversão pelo esforço físico...
A preguiça ainda provoca indisposição contra Deus, uma apatia, uma indiferença e insensibilidade no coração para com Deus.

O prejuízo espiritual do preguiçoso é esse: ele fica impedido de seguir a Jesus.

Isso é triste, porque muitas vezes a pessoa não segue a Jesus, não é porque ela não quer seguir ou não se interessa por Jesus, não; mas porque está impedida pela sua preguiça...

Então, esse é um pecado que vai matando a alma silenciosamente, mas que mata de fato.

A pessoa preguiçosa, diz o provérbio, passa fome e morre – e isso é verdadeiro, tanto no que diz respeito à vida física da pessoa, como à sua vida espiritual.

O preguiçoso também é como uma rolha de cortiça a flutuar sobre as águas de um riozinho... vai passando sem fazer força alguma e inteiramente despreocupado... assim vive o preguiçoso... ele vai passando sem força, sem ânimo, despreocupado...
A vida de moleza, é muito popular... é o que a grande maioria quer... como se diz, sombra e água fresca. Mas isso é mau.

Há uns, quase 30 anos atrás, Rita Lee cantava: “nada melhor do que não fazer nada...” era uma apologia à preguiça e ela ganhou fama com isso.

E pra viver uma vida assim, sem fazer nada, não é preciso esforço, gastar energia ou ter disposição...

Mas barco sem motor, sempre corre rio abaixo, nunca para cima... assim é a pessoa sem energia e preguiçosa – inevitavelmente, ela irá para a perdição sem fim.
Por causa da preguiça inúmeras pessoas têm perdido a vida em acidentes de carro, de moto... não por serem péssimas na direção, mas por serem boas condutoras... a cochilar na hora errada...
Muitos filhos de Deus estão perdendo batalhas espirituais, porque estão cochilando no ponto!
Na Carta aos Efésios (5.14), o apóstolo Paulo escreveu: “...Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará”.

Muitas pessoas têm perdido a saúde e a vida, não por terem abusado de seu corpo pelo pecado, mas pelo fato de não terem dado ao corpo os devidos cuidados e atenções... foram tão negligentes, tão preguiçosos no cuidar do corpo, que adquiriram doenças.

O pecado de “não fazer nada” é chamado teologicamente o pecado de omissão.
Você não precisa fazer nada para se perder: basta negligenciar o que a sua alma precisa e basta não cuidar de suas necessidades espirituais, que você se perde.

É muito perigoso a pessoa que responde: “Estou aqui sem fazer nada... estou à toa!”

Jesus afirmou que é muito fácil a gente se perder... Ele até disse (Mt 7.13): “Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho”.

No Evangelho de Mateus, capítulo 25, lemos da Parábola dos Talentos, da história que Jesus contou de três empregados que receberam uma quantia de dinheiro do patrão para administrar e produzir a partir dele, e do julgamento que um dos empregados recebeu por ter sido mau e preguiçoso.
No dia da prestação de contas, o julgamento dele foi, está escrito no v.24: “Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”
26– “Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. 27Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros. ...e no v.30, lemos: “E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”

O empregado mau e preguiçoso não fez, diretamente, nada de errado ou mau... ele simplesmente deixou de cumprir com o seu dever...o pecado dele foi a preguiça... o pecado de não fazer nada. Foi omisso.

Nesse mesmo capítulo do evangelho de Mateus, está outra história preciosa que Jesus usou para ensinar os discípulos: a história das Dez Moças.
Elas haviam sido chamadas para recepcionar o noivo...  então, por mais que o noivo demorasse, elas tinham o dever de aguardá-lo e acompanhá-lo na festa do casamento, por isso, cada uma pegou a sua lamparina e foi... vai que o noivo demorasse mesmo...

Pois, dito e feito, lemos aqui na história, no v.5, que “Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono. À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!

Mas, metade das moças, cinco delas, quando o noivo chegou, elas não participaram... tinham ido comprar óleo para suas lamparinas e não tiveram o acesso à festa do casamento.

Mas por quê? ...o erro delas não foi que tivessem cometido algo imoral, não foi que tivessem falado alguma mentira, não foi que tivessem trapaceado... não; o erro delas foi a preguiça de preparar óleo suficiente...

Aquelas cinco moças, apenas haviam deixado de preparar a quantidade necessária de óleo para as suas lamparinas.

Então foram julgadas... a porta fechou pra elas e quando bateram, insistindo para entrar, lemos no v.12 que o próprio noivo respondeu:“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”  e elas perderam...

Em todos os setores da vida, o preguiçoso sempre sai perdendo. Repita isso!
O estudante preguiçoso, que passa a aula só brincando, só de conversa no fundo da sala com os colegas, que vai pra escola só pra merendar (...hummm, essa observação me é familiar)... esse estudante pode esperar ver notas 9 e 10? ...só se for no boletim dos outros... dos esforçados!

O atleta preguiçoso, que não faz os exercícios de alongamento, que não cuida da alimentação, pode contar com o anúncio do seu nome no podium? ...só se for para ser posto em ridículo... ninguém comemora o último lugar!

O membro de célula preguiçoso, que não sai para fazer o discipulado, que não respeita o horário do quarto de escuta, que não faz contato com amigos não-crentes... pode esperar ser levantado como futuro líder de célula? ...esperar pode, só que nunca será confirmado na liderança!

Em geral, somente pessoas que se esforçam é que recebem honra.
É assim na roça, na cidade... no comércio, na escola, no trabalho, na célula da igreja...

Em qualquer setor da vida, a preguiça é sempre castigada e a fidelidade é recompensada.

Então, entenda que a preguiça destrói... ela é um pecado que mata.
Muitas pessoas tem preguiça de vir ao culto, aos domingos pela manhã... elas gostam de dormir até mais tarde, ou então de jogar uma partida de futebol ou se envolver com os preparativos do almoço.

Outros gostam de ficar em casa para adiantar um servicinho e depois, ouvir um sermão pelo rádio ou pela TV... e acham que isso vale!

Outros, por preguiça, descuidam por completo do quarto de escuta... o apóstolo Paulo disse que “se deve orar sem cessar” (1Ts 5.17)...ele queria dizer com isso que devemos, a todo tempo, nos conservar na atitude de oração.

Mas, pelo fato de sermos preguiçosos nisso, negligentes com a oração, negligentes com o ajuntamento das células para culto ao Senhor, negligentes com o quarto de escuta – aquele momento particular na presença de Deus pra receber orientação dEle, e assim, se seca a unção que recebemos do Espírito Santo.
Eu preciso recordar a mim mesmo que, se não tenho um tempo de oração pela manhã, 5 ou 10 minutos que sejam, muitas atividades irão se amontoar durante o dia, desorganizando a minha vida...

Irmãos, se a gente prefere ter uma soneca extra a separar 15 minutos para estarmos em oração, essa preguiça nos trará prejuízos.

Mas, é incrível como consentimos que qualquer coisa, mesmo sem importância, interfira com o nosso encontro com Deus.
Se você tivesse a honra de uma audiência com o Presidente da República, é mais que certo que você fará tudo para chegar antes do horário, e nunca depois. Além disso, você gastará um bom tempo se vestindo e pensando no encontro com uma pessoa tão distinta.

Agora, é incrível como tão facilmente deixamos para depois a nossa hora de estar escutando Deus...

Quase nunca preparamos a nossa mente para esse tempo... o que costumamos fazer é dar a Deus o tempo que sobrou do nosso lazer ou os últimos instantes antes de irmos dormir... daí, já estamos tão cansados e com tanto sono, que não alcançamos o que Deus tem para falar.

Assim, somos culpados do pecado da preguiça.

Muitos filhos de Deus também pecam por preguiça de ler a Bíblia.
Na segunda Carta do apóstolo Pedro 2.2, temos esse ensino: “Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos”.

O motivo por que muitos crentes não crescem espiritualmente está no fato de não lerem a Bíblia.

E por que não estão lendo a Bíblia? Porque são negligentes e preguiçosos... a pessoa tem a Bíblia em casa, e às vezes, até mais de uma, e não lê a Palavra de Deus. (vamos devolver pra Ele?)
Conta-se que numa casa, no dia de faxina, a mãe distribuiu as tarefas e para um dos filhos menores foi dada a incumbência de fazer uma limpeza no armário, onde havia várias coisas acumuladas há muito tempo. Entre essas coisas estava uma Bíblia grande. O garoto apanhou-a e perguntou: "Mãe, que é este livro tão grande?" A mãe respondeu: "Esse livro, meu filho, é a Bíblia – a Bíblia é a Palavra de Deus!". Aí, disse o garoto: "Então, por que a gente não devolve para Deus... aqui em casa ninguém usa mesmo!"

Eu fico admirado com as Bíblias esquecidas nos bancos aqui... foram esquecidas e assim ficam a semana inteira... mas quando se esquece um par de brincos... o celular... o óculos... hummm!

O salmista dizia que meditava nas leis de Deus, de dia e de noite; e o resultado disso foi que ele tinha entusiasmo e alegria no coração. De maneira poética, ele escreveu que as palavras de Deus eram como mel para ele.
Muitos crentes não têm nem alegria nem entusiasmo na vida que levam... e a explicação disso é que não estão lendo a Bíblia.

Talvez você seja culpado desse horrível pecado da preguiça de ler a Palavra do Senhor... você está deixando de fazer aquilo que devia fazer.

Outros muitos filhos de Deus são preguiçosos em procurar pessoas não-crentes afim de se tornar um amigo interessado na conversão, na mudança, da vida delas.
Quanto tempo faz que você não compartilha o Cristo que está em você com uma pessoa amiga?

Há muitas pessoas a seu redor, com quem você se dá maravilhosamente bem, que estão precisando de Jesus em suas vidas, e no entanto, não saiu ainda dos seus lábios uma palavra que tentasse ganhá-las para Jesus.

Então, você é culpado do pecado da preguiça e outros se perderão por causa dessa sua preguiça!

Outros, se mostram preguiçosos, lerdos, devagar e negligentes na sua maneira de viver.
É pecado ser preguiçoso na maneira de se vestir, sabia? A mãe deixou a roupa arrumadinha pra você vestir após o banho e sair para a reunião da célula... mas você vai para o encontro da célula com a roupa do dia inteiro, e pior, sem o banho...

A preguiça de cortar o cabelo ou aparar as unhas... isso é pecado!

O pecado da preguiça se estende a muitas outras áreas, tais como:
Descuidar da higiene pessoal... não conservar o sorriso no rosto, sejam quais forem as circunstâncias...
Às vezes o calo do pé da pessoa  doendo e meio-mundo fica sabendo, porque ela não é capaz de sorrir, negligencia o cuidado com a aparência...

E a preguiça de prestar um favor, de ajudar os vizinhos...

E a negligência do dízimo? ...porque dizimar não é opção, é mandamento de Deus.
E mandamento abençoado, porque quando você devolve o dízimo, isto é, 10% do sustento que você tem tido...

Se seu sustento é de R$ 200,00, o dízimo, a décima parte é R$ 20,00... e entregando esta parte do seu sustento, a parte que fica com você, a de 90%, torna-se abençoada e não irá vazar entre os seus dedos.

O dinheiro do não-dizimista vaza, escoa com terrível facilidade: é com remédios, é com desperdícios, é uma quantia que se perde, outra que se vê consumida por despesas sem explicação...

Mas quando entregamos o dízimo fielmente ao Senhor, o nosso dinheiro é abençoado... pode ser pouco, mas proporcionará o nosso bem.

Na Bíblia, lemos na Carta aos Romanos 12.11, esta palavra: “Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos”.
Martinho Lutero, num de seus sermões, contou a seguinte história: que o diabo convocou os seus agentes para uma reunião de apresentação dos relatórios... cada demônio tinha que apresentar os resultados da tarefa recebida. Um deles foi dizendo logo: “vi um grupo de cristãos em pleno deserto e aticei animais ferozes contra eles e todos morreram”. O diabo replicou: “Ora, que vantagem! A alma deles foi salva!” Outro agente disse: “Eu vi um ônibus cheio de cristãos e provoquei um acidente com aquele ônibus, e todos os cristãos morreram carbonizados”. E o diabo de novo disse: “Ora, que vantagem há nisso... a alma deles foi salva!” E um terceiro agente relatou: “Eu me ocupei só com uma pessoa e fiquei o tempo todo tentando fazer com que ela descuidasse da sua alma, e por fim, consegui isso e ela agora é nossa!” Então, o diabo deu uma gargalhada de satisfação e todo o inferno comemorou.

O pecado da preguiça, da indiferença, da negligência, parece inocente, mas é mortífero, tanto quanto os outros pecados e têm contribuído para aumentar a população do inferno.

O pecado da preguiça deve ser confessado.
Tiago, em sua Carta, escreveu isto (4.17): “comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz”.

Quando Cristo foi crucificado uma multidão se reuniu ao redor da cruz... e naquela multidão, havia muitos lá que estavam cometendo o pecado da preguiça, porque diz o Evangelho de Mateus (27.36), que “sentaram ali e ficaram guardando Jesus”... ficaram sentados, guardando, vendo o tempo passar... sentados sem fazer nada...

Quanta indiferença... e pouco antes de dar Seu último suspiro, Jesus olhou para os pecadores ao pé de Sua cruz: ladrões, assassinos, viciados, hipócritas, orgulhosos, invejosos, glutões, preguiçosos... e disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc23.34).

E naquele momento, todo o pecado de todos os pecadores, caiu sobre Cristo e Ele morreu... mas por meio desse ato, dessa morte de cruz, o perdão de Deus foi liberado.

Talvez tenha perdido oportunidades por preguiça... mas Cristo conquistou perdão para você!

Conclusão
Hoje, a salvação está ao alcance de cada um aqui.
Jesus está vivo, ressuscitou depois de três dias morto – Ele derrotou a própria morte. Aleluia!

Então, Jesus está aqui, tão perto quanto a sua vontade queira que Ele esteja, e tão longe quanto você queira que Ele esteja...

A sua vontade, negligente e preguiçosa, é á única coisa que pode impedir que Jesus entre em seu coração e mude a história da sua vida.

Quem sabe quantas oportunidades perdidas, quantas dores sofridas você juntou até agora por causa da preguiça de buscar a Deus, de obedecer a Deus, de fazer aquilo que é certo?

Ah! você tem uma alma preciosa para Deus... receba Jesus no seu coração... e se você andava fraco, sem vontade de fazer o bem, ganhe novas forças agora... tão somente, abra o coração... receba Jesus... seu Salvador está perto... receba Jesus!!!



Pr Walter Pacheco da Silveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...