sábado, 24 de novembro de 2012

PORQUE OS CASAIS ESTÃO SE SEPARANDO?


Trataremos aqui dos principais motivos geradores de crises e separações.
Infidelidade:
 Bebe a água da tua cisterna, e das correntes do teu poço.Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas os ribeiros de águas?Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.Como cerva amorosa, e gazela graciosa, saciem-te os seus seios em todo o tempo: e pelo seu amor sê atraído perpetuamente.E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha, e abraçarias o seio da estrangeira?Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor e ele aplana todas as suas carreiras (PV 5;15-21).
Adulterar é trair a confiança do outro. É  quase que inviabilizar um relacionamento, pois mesmo que haja perdão, poderá não ser o mesmo dali prá frente, dependerá da reação do outro.
A desconfiança, acusações e brigas se tornam uma constante. E pior, no momento mais íntimo, o que foi traído se lembrará que o seu cônjuge esteve nos braços de outra pessoa e aí o desejo sexual se transforma em inconformismo e ódio.
 Há pessoas que chegam a dizer que sentem o cheiro da terceira pessoa, é claro que é coisa da cabeça, mas pode nos dar uma ideia do sofrimento ocasionado.
 Mas a restauração é possível e deve ser buscada. Ela vai depender muito da boa vontade de cada um deles para refazer a história. O melhor, sempre, é agir preventivamente, pois quando a traição acontece, a ferida aberta nos corações é grande demais.
 Então o que fazer? É  preciso proteger o relacionamento dando ao outro o que é devido.
Veja a instrução bíblica:
Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.( I Co 7:2-5)
 Sabe o que ele está falando? Esta falando que o casal não deve ficar sem encontros íntimos por muito tempo em virtude da tentação do adultério.
 Uma das formas mais seguras de proteger o relacionamento é tendo um bom sexo dentro de casa, que é o maior desejo de um marido.  A mulher precisa ser pastoreada pelo marido. O coração dela deve estar sempre suprido em suas necessidades emocionais. Se estiver bem, se sentindo amada e reconhecida, o amor estará seguro, o sexo será maravilhoso e haverá continuidade nessa relação.
Dívidas, descontrole financeiro:
 Rm 13.8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
 O controle das finanças é algo de extrema importância, visto que  no descontrole , a saúde do relacionamento vai por água abaixo, começam as brigas, as acusações e o amor vai se esfriando, dali a pouco não haverá mais clima nem mesmo para o amor sexual.
 Outra coisa que é afetada pelas dívidas é  o nosso testemunho cristão.
 Se você quer saber se uma pessoa é crente, pergunte ao comerciante e ele te dirá. Essa foi uma experiência pessoal quando tínhamos um pequeno comércio e ficávamos abismados de ver como alguns crentes se comportavam com relação as suas contas.
 E preciso aprender a diferenciar necessidades e desejos. Necessidade é aqui que é importante ou imprescindível. Desejos são complementos, coisas que se pode viver sem elas tranquilamente.
 Se for uma necessidade tudo bem, vale a pena o esforço, porém, se for tão somente um desejo, poderá haver arrependimento posterior. Os desejos devem ser satisfeitos quando há dinheiro para isso, caso contrário, se transformam em dor e sofrimento.
É comum acontecer da seguinte maneira, uma pessoa pensando que precisa de um determinado objeto para casa, vai e compra a prestação. Ele paga mais caro, e de repente começa a ter dificuldades com as mensalidades e ao mesmo tempo percebe que aquele objeto não era tão necessário assim. O que era um sonho de consumo se transformou num peso a mais para carregar. A alegria pela posse do bem foi embora.
 Dê uma olhada dentro de sua casa e irá  descobrir coisas que comprou, pouco usou e que sofreu para pagar, e que hoje está lá num canto qualquer da casa.
 Outra coisa, o casal tem uma boa renda, mas por má  administração, eles diluem o seu dinheiro com coisas de menos importância e não sobra para as conquistas maiores e isso também leva a frustrações.   Sem se falar quando um cônjuge gasta boa parte dos recursos consigo mesmo, com seu esporte preferido, com seu hobby, com seu lazer individual.
 A maior queixa das mulheres é quando os homens gastam nos bares com bebidas, festas e amigos.
 Vícios ,drogas,bebidas,jogos,sexo, consumismo, etc.
 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22).
 Quando falamos em vícios, logo nos vem à mente, drogas e bebidas, mas os vícios não param por aí, existem outros tão perniciosos quanto estes. Conheci um casal onde o marido passava noites a fio jogando cartas e, logicamente, perdendo muito dinheiro. Quando ele não jogava tinha tremedeiras assim como as crises de abstinência no alcoolismo.
Há também vícios por outras coisas como pornografia, internet, bingo e sexo.
Uma conhecida da gente, era viciada em bingo, um dia ganhava, outro perdia. Toda noite lá ia ela. Chegou um tempo que começou a perder e precisou fazer empréstimos e mais empréstimos para cobrir os cheques emitidos, ela se afundou tanto que acabou perdendo a casa própria e também o marido.
Todo vício começa com a situação sob controle, mas depois a pessoa se torna dependente e não tem mais domínio, torna-se um escravo. É preciso observar alguns prazeres que podem viciar e dar um basta enquanto é tempo.
 Incompatibilidade de gênio.
 Rm 15: 1-7- Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo, no que é bom para edificação....Ora o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento, uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que, concordes, a uma boca.
 Quando falamos em incompatibilidade de gênio estamos falando de corações endurecidos.
 Uma pessoa que professa a fé cristã, jamais poderia se separar por causa de incompatibilidade de gênio, visto que é orgulho e dureza de coração. Mas infelizmente isto tem acontecido e vemos pessoas contando as suas incompatibilidades como se fosse algo normal.
Incompatibilidade de gênio nada mais é do que soberba, orgulho, intolerância, falta de perdão, arrogância e corações intratáveis, que certamente não são frutos do espírito, mas sim frutos da carnalidade humana ( Gálatas 5)
 O grande inimigo do casamento é o egoísmo. Essa deve a luta de todo homem, combater-se a si mesmo no seu egoísmo. Quando damo-nos um valor exacerbado, achamos que merecemos muito, esperamos demais dos outros, é exatamente aí que colocamos a perder o casamento.
 Quem se casa fazendo do outro o depositário de sua felicidade acaba se decepcionando.
 Não se deve criar expectativas demasiadas, achar que merecemos o muito da parte do outro, porque aí a decepção será grande quando vier o pouco.
 O orgulhoso diz assim:
Eu não permito que me magoem”.
Já o humilde diz:
Eu não me permito ficar magoado com alguém”.
O orgulhoso exige dos outros, o humilde exige de si mesmo.
 Quando alguém se casa pensando tão somente em usufruir daquilo que o outro tem de melhor, este casamento não prosperará.
Vampirismo” é algo que não combina com nada, ainda mais no casamento. Quem gosta de sugar o que o outro tem de melhor acaba matando o relacionamento.
 Mas aquele que se casa pensando em fazer o outro feliz, esse irá bem.
A verdade é que só alcançamos a felicidade à medida que fazemos o outro feliz. Jesus deu a receita disso:
MT 7:15 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
 Ingerência dos pais (sogra em especial )
As ingerências dos pais quando não solicitadas são extremamente negativas para o casal. Há filhos que  não conseguem cortar o cordão umbilical, e por sua vez, os pais também não desejam que isso aconteça e passam a interferir demais na vida dos dois.
Quase sempre com uma dose de rejeição contra a outra parte. Sogra/sogro só devem intervir quando forem solicitados para um conselho, caso contrário, pode separar o casal com sua intromissão.
 Descompromisso com os sonhos de casal:
Quando eles se decidem pelo casamento, geralmente o fazem com o coração cheio de sonhos, fazem acordos sobre o que querem construir, o tipo de vida que gostariam de levar, mas durante a caminhada as coisas mudam e de repente um acaba descumprindo o prometido. Por exemplo, o casal sonhou comprar uma casa e para isso fizeram economias, guardaram dinheiro, se privaram de alguns prazeres, tudo para que pudessem realizar o sonho. Mas ao final do ano o marido vai  e troca de carro, gastando assim o dinheiro que seria para a entrada na compra da casa ou apartamento. Imagine o tamanho da confusão que irá se levantar entre os dois.
É verdade que as pessoas mudam e as circunstâncias também, mas o casal precisa acompanhar as mudanças em unidade. Toda mudança deve e pode ocorrer se for para o bem dos dois. Não se admite uma desistência unilateral de um sonho sem se discutir a questão. As promessas devem ser sempre cumpridas ou justificadas.
 Necessidades emocionais não supridas.
 Necessidades emocionais não supridas, eis aí uma grande geradora de conflitos, iras e contendas.
Quando um se sente esquecido pelo outro, não tem mais certeza de que ainda é amado, começa ter sentimentos de solidão, então percebemos que suas necessidades emocionais não estão sendo supridas.  
Quando um dos cônjuges não está cuidando do coração do outro, o sentimento é realmente de desprezo, de abandono, o casal experimenta um verdadeiro divórcio emocional
 Há muitas maneiras de suprir tal necessidade e o casal deve sempre se abraçar, fazer um afago ou reafirmar o seu amor falando que é feliz por ter o outro junto de si, fazendo promessas de estar sempre junto.
 Um cônjuge com sentimento de abandono é alguém em estado de vulnerabilidade, que está em real perigo. Se permanecer muito tempo à beira desse abismo, acabará caindo nele. Pessoas que adulteraram um dia, são unânimes em afirmar que estavam se sentindo mal amadas, solitárias ou desprezadas.
 O casal deve se proteger, não se pode admitir que um cônjuge trate o outro com displicência nesse sentido.
 Rotina excessiva.
Há um tipo de rotina que é salutar para o casal, como por exemplo, sentar juntos à mesa para almoçar, irem à igreja em dias determinados, isso é bom, mas há outra rotina que é ruim para o casamento.
 No início da vida sexual do casal tudo é novo, eles vão se descobrindo, o que provoca o maior prazer e muita alegria.
 Mas com o passar do tempo o que era novidade deixou de ser e torna-se algo sem muito brilho ou paixão.
 Ouvi alguém dizer que o sexo no casamento é  parecido com dirigir automóvel. Na fase do aprendizado, dá frio na barriga, tremores nas pernas, respiração ofegante, mas depois, vai no automático.
 E aí a relação torna-se monótona, previsível, como se cada gesto do outro já era esperado, sem surpresas, sem nada de novo.
 É preciso sempre inovar, quanto ao lugar, quanto ao romantismo, quanto aos atos preparatórios, etc.
  Ciúme doentio.
 Porque furioso é o ciúme do marido, e de maneira nenhuma perdoará, no dia da vingança.
 O ciúme bem equilibrado, sem exageros, serve como proteção para o casal, e não é, por assim dizer, algo maligno. Não. Ele tem um papel a desempenhar. Vemos que o próprio Espírito de Deus tem ciúmes de nós quando tendenciamos para a idolatria.
O ciúme no seu devido lugar traz proteção. Mas o ciúme doentio é aquele que sufoca, que aprisiona e que anula o outro.
Um ciumento suspeita mal, acha que está sendo traído em cada esquina, está sempre achando um amante para o outro. Ele vê maldade em tudo.
Temos sabido de ciumento que revira a bolsa da mulher, que vasculha o cesto de lixo do banheiro quando a mulher chega em casa, para ver se não há vestígios de que esteve com outro.
 Vi um marido pedir para alguém dar uma “cantada” por telefone na sua esposa,para se certificar de sua fidelidade. Outro fez o mesmo através do MSN, apresentou-se como sendo uma certa pessoa e passou a se comunicar com a própria esposa e por fim acabou tentando marcar um encontro amoroso. Este casamento acabou ali.
 Digo sempre que um ciumento é uma pessoa que segura um punhado de areia na mão, mas que aperta tanto que ela vasa pelos vãos dos dedos.
Geralmente o cônjuge de um ciumento acaba se separando por não suportar mais a pressão e a desconfiança.
 Paulo escrevendo a Tito diz o seguinte:
Tt 1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis, antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
  Escrevendo aos Coríntios ele diz:
ICo 13:4-7 A caridade é sofredora; é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade; não se ensoberbece;Não se porta com indecência; não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
 E ainda encontramos em Provérbios:
 O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará ( PV 31:11)
Quando há confiança recíproca os dois ganham. O fato do marido confiar faz com que nada lhe falta, ele provê tudo para ela
Filhos de um outro relacionamento.
 E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. ( Lc 2:51-52)
 José era padrasto de Jesus, no entanto, havia entre eles um entendimento maravilhoso. Jesus lhe era sujeito em tudo. José, por sua vez, o protegia com toda a sua força para escapar da fúria de Herodes.
Entre os humanos normais, a relação não tem se mostrado tão pacífica assim.Os desencontros na educação e convivência com os filhos de um relacionamento anterior tem levado muitos casais a uma separação.
Há muitas arestas para serem aparadas nestes casos. Penso que um casal para se unir, trazendo filhos do outro relacionamento, precisa também conquistar o coração desses filhos, para que eles não acabem por separar o novo casal.
 Divisão no trabalho doméstico:
 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo ( Gl 6:2)
 Uma das coisas que o homem moderno tem que vencer é a quebra da barreira que o leva a não dividir com a esposa as tarefas domésticas.
 Em alguns casos a esposa faz dupla jornada, trabalhando fora para ajudar nos recursos da família, e ainda tem que trabalhar em casa.
 E os homens, na sua insensibilidade, se esquivam de ajudar nessas tarefas doméstica, o que não se justifica mais, uma vez que ela trabalha fora. Se ele está cansado, ela também.
 Seria interessante que houvesse um ajustamento entre o casal e determinado o que cada um faz dentro de casa, de forma que não seja preciso ficar pedindo, implorando, pois cada um já sabe de antemão o seu compromisso com o lar.
 A ajuda do homem não pode ser esporádica e eventual, mas sim ordinária e sistematizada para que surta efeito.
 Penso que as mães devem ensinar os seus filhos enquanto são pequenos, evitando assim tanto aborrecimento depois. Certamente eles serão maridos melhores.

 Falta de tempo para o casal.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar.Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz ( Eclesiastes 3:1-8)
O casal precisa passar tempo juntos, se for com exclusividade melhor ainda.
 Eles precisam...
-andar de mãos dadas, isso gera segurança emocional, especialmente para a mulher.
-eles precisam se beijar, isso desperta desejo sexual,
-eles precisam rir juntos, isso gera cumplicidade.
 Caso isso não aconteça o casal vai se distanciando um do outro e logo aparecerá algo para ocupar este espaço deixado entre os dois, podendo ser uma pessoa estranha ao relacionamento ou alguma atividade para preencher o vazio que a ausência de tempo gerou.
 Oração: “Senhor, ensina-me mais sobre mim mesmo, para que eu possa mudar e assim experimentar as delícias de uma vida conjugal. Gostaria de ser o melhor presente para o meu cônjuge, ser para ele uma fonte de alegria, mostra-me os meu erros e imperfeições e me ajuda no processo de mudança”
casadosemcristo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...